Defesa da Fé

A Igreja Católica é universal
PERGUNTA
Nome:
Manoel
Enviada em:
Local:
Godoy Moreira - PR,
Religião:
Evangélica
Idade:
34 anos
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
professor

Visitando este site, li os questionamentos de Eliane/Dez.2001.

O significado da palavra vem do latim e quer dizer "universal". No entanto, quero registrar meu protesto quanto ao tema na prática. A verdadeira igreja "universal" prima-se pelas doutrinas da palavra de Deus, a Bíblia, e não em dógmas criados pela direção universal da própria igreja católica, cujos conteúdos são regulamentados em concílios reservados dos fiéis, onde as
verdadeiras doutrinas da "Igreja Univesal" são distorcidos conforme o interesse da cúpula romana.  O que dizer do celibato? O que dizer do "primeiro papa?". Não era ele casado? Ou se esqueceram que Jesus corou a sua(dele) sogra? O que vocês dizem ser o "primeiro papa" continua a exortar-vos. "Crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo". Em primeiro lugar busquem a graça e segundo faça a junção da graça com o conhecimento de "Jesus Cristo" e não nos dógmas que lhes são impostos. "Errais por não conhce as escrituras nem o poder de Deus"

RESPOSTA

Caro Manoel, salve Maria "Mãe do meu Senhor",

Você reclama porque a Católico quer dizer universal, e contesta que a Igreja Católica Apostólica Romana seja a igreja universal fundada por Jesus Cristo.

Desafio a você me mostrar uma citação da Bíblia provando que só a Bíblia é a única fonte da doutrina de Deus.

E além disso, o canôn do Novo Testamento, quem foi que definiu? Eu te respondo: Foi um concílio ecumênico da Igreja Católica. Portanto, a veracidade e o conjunto de livros do Novo Testamento, aceito pelos protestantes, foram "regulamentados em concílios reservados dos fiéis".

Talvez a Igreja Universal para você seja aquela que "pede mais cedo", e que dá descarrego em seus fiéis, com raminho de arruda e tudo o mais, ou eu estaria enganado?

Ou a Igreja Universal, seria aquela fundada por Lutero, um "heroi da fé" protestante, que disse: "Tenha fé e peque muitas vezes". e que afirmou que Nosso Senhor fornicou por três vezes?

E qual das milhares e milhares igrejas protestantes é a tal "Igreja Universal". Ou quais pertencem à ela? Cuidado com a escolha, porque a maioria delas são discordantes entre sí. Umas dizem que crianças podem ser batizadas, outras não. Umas dizem até que Nosso Senhor Jesus Cristo não é Deus!

E como bem disse São Pedro, condenando o livre exame da Bíblia, e dessa forma também aos protestantes "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal." (II Pedro 1: 20)

E São Pedro, o primeiro papa, ainda fala, e que cabe bem aos protestantes: "Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado." (II Pedro, 2:1-2).

E como nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal, Jesus deixou seus apóstolos, que nomearam bispos e presbíteros para pregar o evangelho e interpretar corretamente as escrituras. Ou seja, ele fundou a Sua Igreja. Uma igreja fundada por Deus, e não por homens.

Que Igreja era esta? A Católica Apostólica Romana, e não aquelas fundadas por homens, muito menos aquelas que "pedem mais cedo".

Paulo Sérgio R. Pedrosa