Defesa da Fé

Predestinação
PERGUNTA
Nome:
acsv
Enviada em:
Local:
RJ,
Religião:
Evangélica
Idade:
17 anos

Creio com muita convicção no livre arbítrio e gostei muito do que aqui li sobre isso. Peço, encarecidamente, que me ajudem com bastante fundamentos bíblicos a afirmar isso indo contra a idéia de predestinação para que assim consiga mostrar um amigo que pensa de forma contrária.

Que Deus continue a abençoa-los...

RESPOSTA

Cara acsv,

salve Maria!

Cremos no livre arbítrio principalmente porque a Igreja Católica Apostólica Romana assim nos ensina. A Igreja, como guardiã da Verdade, instituida por Jesus Cristo sob Pedro, o primeiro papa. Doutores da Igreja ensinaram claramente que não existe predestinação, como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, e assim sempre foi ensinado pelo magistério da Igreja.

De qualquer forma, cito aqui a carta de São Tiago, a mesma que Lutero chamou de carta de palha, que mostra que nossa salvação depende também de nossas obras, e não só da fé, mostrando assim que a predestinação não tem fundamento:

"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras ? Acaso esta fé poderá salvá-lo? (Tiago, 2: 16)

"Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago, 2: 26)

Auxilium Christianorum, ora pro nobis.

Paulo Sérgio R. Pedrosa