Cartas de Apoio

Gnose "Tradicionalista" de Olavo de Carvalho
PERGUNTA
Nome:
Tatiana
Enviada em:

Caro Professor Orlando Fedeli,

Tenho acompanhando sua polêmica com Olavo de Carvalho acerca do "tradicionalismo" guenoniano e, como católica, devo dizer que estou achando a discussão profundamente instrutiva. Antes de conhecer seus escritos eu já havia lido alguns livros de René Guénon, porém agora vejo todas as obras do escritor francês com outros olhos. O que me chamou atenção em toda esta controvérsia e me motivou a escrever esta carta para o senhor foi a profundidade e extensão de sua pesquisa bem como sua disposição para discutir apenas argumentos e fatos, sem entrar em considerações de ordem pessoal ou coisas do gênero.

Confesso que aguardei com certa ansiedade a resposta de Olavo de Carvalho à sua última manifestação, porém, como o senhor já deve ter visto à esta altura, O. de C. restringiu-se a apresentar mais alguns insultos sem refutar sua tese principal.

Desejo-lhe meus melhores votos para seu trabalho de defesa da fé católica e peço-lhe que lembre-se de mim em suas orações.

Cordiais saudações,

Tatiana R. F.

RESPOSTA

Muito prezada Tatiana,
salve Maria.

Sua carta foi um verdadeiro básamo e recompensa para mim, pois que se resolvi aceitar o desafio do Sr. Olavo de Carvalho, certamente não foi por ter a ilusão de convencê-lo, mas principalmente na esperança de abrir os olhos de muitos para as falácias gnósticas de René Guénon. Se apenas uma pessoa aderissse mais fortemente à Igreja, rejeitando as heresias de Guénon (e de Olavo) já seria muito bom. Graças a Deus, vários já abandonaram esses erros, aderindo mais firmemente à doutrina católica.

Devo agradecer mais particularmente sua mensagem de apoio, já que ela veio na hora em que sofri as injúrias de um gnóstico que desvelei. Que Deus Nosso Senhor lhe pague a caridade de boa samaritana. Certamente não esquecerei de pedir a Nossa Senhora por você, para que a guarde sempre na fé e na virtude.

In Corde jesu, semper et semper,