Montfort Associação Cultural

6 de abril de 2011

Download PDF

Tornielli: A Instrução sobre o Summorum Pontificum nos primeiros dias de maio

Por La Buhardilla de Jerónimo

Tradução montfort.org.br

 

Andrea Tornielli, em seu blog Sacri Palazzi, publicou hoje algumas novas informações sobre o Summorum Pontificum

***

Entendo que, se bem e cuidadosamente fora finalizado o texto latino da instrução sobre o motu proprio Summorum Pontificum, sua publicação se dará, senão antes, no mais tardar, depois da Páscoa, nos dez primeiros dias de maio e o documento levado à termo no dia 30 de abril, memória litúrgica de São Pio V.

O motivo do leve atraso a respeito às expectativas foi causado pela lentidão das traduções. Como se recordarão  – havia dedicado um post sobre o assunto  - a instrução estabelecerá em detalhes como aplicar o  motu proprio inibindo as restrições introduzidas aqui e ali nas dioceses e, sobre tudo, indicará a comissão Ecclesia Dei, presidida pelo cardeal Levada e guiada por mons. Pozzo, como o organismo juridicamente encarregado pelo Papa para dirimir as controvérsias.

Alguns dias atrás, havia se difundido a notícia do envio do texto aos bispos. Posso assegurar que não foi assim: o texto da instrução não foi enviado aos episcopados, que somente receberão o texto latino e a tradução nas respectivas línguas quando este estiver completo.

Acrescento que, apesar de que se afirme o contrário, o texto da instrução não foi modificado depois das antecipações preocupadas, segundo as quais o documento haveria diluído o alcance do motu proprio de Bento XVI.

TAGS

Publicações relacionadas

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais