Montfort Associação Cultural

25 de janeiro de 2014

Download PDF

Terceiro Domingo depois da Epifania

2ª Classe – Paramentos Verdes

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.

 

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 12, 16-21.

Irmãos: Não queirais ser sábios aos vossos olhos. Não torneis mal por mal a ninguém, procurando fazer o bem, não só diante de Deus, mas também diante dos homens. Se é possível, tanto quanto depende de vós, tende paz com todos os homens. Não tireis vingança pessoal, ó caríssimos, mas deixai isso à ira de Deus, porque está escrito; a mim pertence a vingança; eu farei justiça, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 1-13.
Naquele tempo: Tendo Jesus descido do monte, uma grande multidão o seguiu. E eis que, aproximando-se um leproso, O reverenciava, dizendo: “Senhor, se Tu queres, podes limpar-me.” E Jesus, estendendo a mãe, tocou-o, dizendo: “Quero, sê limpo.” E logo ficou limpo da sua lepra. E Jesus, disse-lhe: “Vê não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunha.” Tendo depois entrado em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, fazendo-Lhe uma súplica, e dizendo: “Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico, e sofre cruelmente.” Jesus, disse-lhe: “Eu irei, e curá-lo-ei.” Mas o centurião, respondendo, disse: “Senhor, eu não sou digno que entreis na minha casa; dizei, porém, uma só palavra, e o meu servo ficará curado. Pois também eu sou um homem sujeito a outro, tendo soldados às minhas ordens; e digo a um: vai, e ele vai; e a outro, vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.” E Jesus, ouvindo isto, admirou-Se, e disse para os que O seguiam: “Em verdade vos digo: Não encontrei uma fé tão grande em Israel. Digo-vos, pois, que virão muitos, do Oriente e do Ocidente, e sentar-se-ão com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos Céus, enquanto que os filhos do reino serão lançados nas trevas da noite, onde haverá choro e ranger de dentes.” Então disse Jesus ao centurião: “Vai, e seja-te feito conforme creste.” E naquela mesma hora ficou curado o servo.
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963).
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Pe. Leonhard Goffiné (1648-1719), cônego regular premostratense
Manual do Christão, pág. 309 – Rio de Janeiro: Casa Central dos Padres Lazaristas, 1951.
“Em verdade vos digo: Não encontrei uma fé tão grande em Israel.”
Não achei tamanha fé em Israel. O Senhor Deus é como que obrigado, pela confiança que lhe mostramos, a conceder-nos quanto lhe pedimos, ainda que indignos de tantos favores: é esta verdade que Ele próprio parece inculcar-nos.
Sempre em Vós esperei, Senhor - diz Davi - “e certo estou que nunca foi em vão(Salmo 30); Em toda parte estão seguros aqueles que temem a Deus e confiam em sua bondade (Salmo 32); “Feliz o homem que em Deus põe a sua confiança (Salmo 4); etc., etc…
Queixamo-nos que não têm despacho as nossas orações; antes lastimemos a nossa falta de confiança.

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Quinto Domingo depois de Pentecostes

Notícias e Atualidades: Cardeal Pell, Numero Um da Nova Cúria, Celebra a Missa Antiga

Oração e Vida Espiritual: Segunda Semana da Quaresma: para Missa diária e meditação

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais