Montfort Associação Cultural

23 de março de 2014

Download PDF

Terceiro Domingo da Quaresma

Fonte: Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião, Campo Grande

1ª Classe – Paramentos Roxos

Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.

 

Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 5, 1-9.

Irmãos: Sede imitadores de Deus como filhos muito amados; e andai no amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós a Deus, como oferenda a sacrifício de suave odor. Nem sequer se nomeie entre vós a fornicação, ou qualquer impureza, ou avareza, como convém a santos; nem palavras torpes, nem parvoíces, nem chocarrices, que são coisas despropositadas; mas antes ações de graças. Porque – sabei-o bem – nenhum fornicador, ou impudico, ou avaro, isto é, nenhum idólatra, entrará na herança do reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos seduza com razões vãs: Porque é por estas coisas que vem a ira de Deus sobre os incrédulos. Não queirais, pois, ser seus cúmplices. Porque outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz, porque o fruto da luz consiste em ser bom, justo e verdadeiro, em tudo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 14-28.
Naquele tempo: Estava Jesus expulsando um demônio, que era mudo. E, depois de ter expulsado o demônio, o mudo falou, e as turbas admiraram-se. Alguns, todavia, disseram: “Ele expulsa os demônios em virtude de Belzebu, príncipe dos demônios.” E outros, para o porem a prova, pediam-lhe um prodígio do céu. Ele, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo o reino, dividido contra si mesmo, acaba na ruína, caindo casa sobre casa. Ora, se Satanás esta dividido contra si mesmo, como pode manter-se de pé o seu reino? Já que dizeis que é por virtude de Belzebu que eu expulso os demônios: Se é por virtude de Belzebu que eu expulse os demônios, por virtude de quem é que os vossos filhos os expulsam? Por isso eles serão os vossos juízes. Ora, se é por virtude de Deus que eu expulso os demônios, certamente chegou para vós o reino de Deus. Quando um, valente e bem armado, guarda a entrada de sua casa, estão em segurança os bens que possui. Mas se, sobrevier outro mais forte que ele, e o vencer, tira-lhe todas as armas, em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não está por mim, está contra mim; e quem não colhe comigo, desperdiça. Quando o espírito imundo saiu dum homem, vagueia por lugares áridos, em busca de repouso. Não o encontrando, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, quando vem, encontra-a varrida e em ordem. Então, vai arranjar outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, ali se instalam; e o ultimo estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro.” Ora, aconteceu que, enquanto ele dizia isto, uma mulher levantando a voz, do meio da multidão, disse-lhe: “Bem aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram.” Ele, porém, disse: “Antes bem aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática.”
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).

Comentário ao Evangelho do dia:

Pe. Leonhard Goffiné (1648-1719), cônego regular premostratense
Manual do Christão, pág. 386 – Rio de Janeiro: Casa Central dos Padres Lazaristas, 1951.
“E para pô-lo a prova, outros lhe pediam um sinal do céu.” (Lc 11, 16)
Cegos de inveja, os Fariseus só enxergam obras do demônio onde o povo singelo vê manifesto o poder divino; sirva isto de consolação aos servos de Deus quando forem tratados como Jesus Cristo quando, não lhes podendo condenar as obras exteriores, atribuem o bem que fazem a outro princípio que não o Espírito de Deus, que os anima.
O incrédulo busca sempre novas provas de religião, para resistir-lhes como às outras que conhece; assim o pecador exige, para converter-se, novas graças que sempre inutiliza. Bastavam as ações de Cristo Senhor Nosso para convencer os Judeus de como era Ele o Messias, mas para cego voluntário não há sol que faça dia.

Publicações relacionadas

Notícias e Atualidades: Peregrinação 2013 do Summorum Pontificum a Roma

Oração e Vida Espiritual: Liturgia do Primeiro Domingo da Quaresma

Vídeos: A contra-reforma litúrgica do Papa Bento XVI - Alberto Zucchi

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais