Tau
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Kilmer
- Localizaçao: CE – Brasil
Caro Prof. Orlando Fedeli, Que a Paz do senhor esteja convosco.
Agradeço a resposta enviada, assim como várias outras desde o ano passado. Venho agora perguntar sobre um símbolo muito utilizado pelos carismáticos: o Tau, uma espécie de crucifixo na forma da letra grega tau. Dizem eles que este símbolo era muito utilizado pelos franciscanos.
Na verdade, quero saber se é lícito utilizá-lo e o porque de sua utilização. Será que este símbolo tem algo haver com os Espiritualistas Franciscanos. Me desculpe se estou dizendo alguma blasfêmia, mas o que eu vejo, pelo menos aqui em Fortaleza, é que este símbolo está servindo para diferenciar os seguidores e não-seguidores da RCC (que tem haver com espiritualidade). Daí vem minha desconfiança.
Desde já agradeço a atenção.
Kilmer
Muito prezado Kilmer, salve Maria!
O tau é uma letra grega. O uso desse símbolo para substituir a cruz de Cristo, como ela sempre foi representada, com quatro braços, não é bom, pois acaba por colocar em dúvida que a cruz que a Igreja sempre usou estaria errada. Ademais, esse símbolo é ambíguo, porque é usado também por movimentos não católicos, o que gera confusão. Por exemplo, veja que confissão interessante:
“O Tau faz parte da ornamentação de uma Loja Maçônica, pois simboliza a morte e a ressurreição”. (Rizzardo da Camino, Dicionário Maçônico, editora Madras, São Paulo, 2.001, verbete Tau).
Não são apenas esses movimentos carismáticos, que mal refletem a espiritualidade franciscana, a usar o Tau, Conheço outras entidades nas quais o Tau é apresentado com grande valorização, como sinal de ser preferido e escolhido por Deus…
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Tema: Prática Cristã
Publicações relacionadas
Artigos Montfort: Um pouco de história da Montfort - Alberto Zucchi
Artigos Montfort: Montfort com Ecclesia de Eucharistia - Orlando Fedeli
Eventos: Palestras de Dom Athanasius sobre seu novo livro “A Sagrada Comunhão e a Renovação da Igreja”
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS