Montfort Associação Cultural

1 de fevereiro de 2005

Download PDF

Tau

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Kilmer
  • Localizaçao: CE – Brasil

Caro Prof. Orlando Fedeli, Que a Paz do senhor esteja convosco.

Agradeço a resposta enviada, assim como várias outras desde o ano passado. Venho agora perguntar sobre um símbolo muito utilizado pelos carismáticos: o Tau, uma espécie de crucifixo na forma da letra grega tau. Dizem eles que este símbolo era muito utilizado pelos franciscanos.

Na verdade, quero saber se é lícito utilizá-lo e o porque de sua utilização. Será que este símbolo tem algo haver com os Espiritualistas Franciscanos. Me desculpe se estou dizendo alguma blasfêmia, mas o que eu vejo, pelo menos aqui em Fortaleza, é que este símbolo está servindo para diferenciar os seguidores e não-seguidores da RCC (que tem haver com espiritualidade). Daí vem minha desconfiança.

Desde já agradeço a atenção.

Kilmer

Muito prezado Kilmer, salve Maria!

O tau é uma letra grega. O uso desse símbolo para substituir a cruz de Cristo, como ela sempre foi representada, com quatro braços, não é bom, pois acaba por colocar em dúvida que a cruz que a Igreja sempre usou estaria errada. Ademais, esse símbolo é ambíguo, porque é usado também por movimentos não católicos, o que gera confusão. Por exemplo, veja que confissão interessante:

“O Tau faz parte da ornamentação de uma Loja Maçônica, pois simboliza a morte e a ressurreição”. (Rizzardo da Camino, Dicionário Maçônico, editora Madras, São Paulo, 2.001, verbete Tau).

Não são apenas esses movimentos carismáticos, que mal refletem a espiritualidade franciscana, a usar o Tau, Conheço outras entidades nas quais o Tau é apresentado com grande valorização, como sinal de ser preferido e escolhido por Deus…

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Apostolado com os parentes - Orlando Fedeli

Notícias e Atualidades: Os novos católicos franceses, segundo Jean-Marie Guénois

Oração e Vida Espiritual: Oração pelos filhos

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais