Montfort Associação Cultural

1 de setembro de 2004

Download PDF

Tatuagens

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Osmário
  • Localizaçao: Bodocó – MA – Brasil
  • Escolaridade: Superior incompleto
  • Religião: Católica

Caro Fedelli,

Estava pesquisando e entrei no seu site por acaso. Andei lendo a parte de respostas… Enfim, achei que poderia me informar a respeito de uma questão que surgiu estes dias quando eu e alguns amigos estavamos na praia. Tatuar imagens sagradas no corpo é pecado? Me refiro a imagens como Santos, Crucifixos, etc…

Explicarei: Eu e meus amigos estavamos na praia esses dias quando começamos a reparar nas tatuagens que desfilavam por ali. Algumas delas tinham retratadas imagens sacras, como as que eu me referi acima. Passou-se, então, a se discutir se aquilo era ou não errado. Pois bem, argumentou-se que dependendo do lugar não era pecado e, um dos meus amigos chegou a afirmar, peremptoriamente, que em alguns paises orientais ( e na região dos balcãs se não me engano) os cristãos tatuavam esses simbolos no corpo para mostrar devoção, etc. Enfim… Qual o certo?

Aguardo resposta.

Osmário

Prezado Osmário, salve Maria.

Nosso corpo é templo de Deus e devemos respeitá-lo.

Por isso, Deus determinou:

“Não fareis incisões na vossa carne, por causa de algum morto, nem fareis figura alguma ou sinais sobre o vosso corpo (Levítico, XIX, 28).

Portanto, toda tatuagem é má. E, se a tatuagem é de uma imagem religiosa, é pior ainda. Além do desrespeito do corpo, haverá o desrespeito da imagem sagrada.

Quem costumava tatuar o corpo eram os selvagens. Mais tarde isso passou a ser um vício característico de piratas, bandidos, presidiários. Hoje, esse mau costume se disseminou no meio do povo todo. Nem por isso ele ficou bom.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Conversão de São Paulo - Orlando Fedeli

Cartas: Experiência pessoal com Deus - Orlando Fedeli

Cartas: Batismo de crianças - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais