Montfort Associação Cultural

5 de outubro de 2014

Download PDF

Suspensão “a divinis” para seis Franciscanos da Imaculada

http://letturine.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html

Cardeal Burke celebra pontificalmente a Missa Tridentina em Roma, assistido pelos Franciscanos da Imaculada, em 26.12.2010.

 

Condenados: Seis padres não europeus. Causa: pediram para sair da Congregação. Advertências prévias: entregues junto com punição. Processo: não houve.
Os condenados são seis padres não europeus.
A causa da pesadíssima punição, aparentemente, foi o terem manifestado o desejo de sair dos conventos da Congregação – sem chegar a fazê-lo! –  para pedir incardinação em Dioceses dispostas a recebe-los. Atitude absolutamente normal em qualquer instituto religioso e que acontece às centenas na Igreja todos os anos.
A suspensão a divinis é a proibição a um padre de celebrar missa e dar os sacramentos. Pena evidentemente reservada a delitos graves, ela sobrevêm, normalmente, como resultado de um processo em que é resguardado o direito de defesa e após duas advertências prévias.
Ora, no caso dos Franciscanos da Imaculada, não se conhece nenhum processo oficial e as duas admoestações prévias obrigatórias e a comunicação da pena de suspensão teriam sido entregues ao mesmo tempo!
Além disso, segundo o interventor nomeado para o instituto, Padre Fidenzio Volpi, o Papa não dará nenhuma excardinação – autorização para deixar a congregação e filiar-se a outro lugar – em menos de três anos.
O que significaria que eles estão praticamente presos!
Mas o que fizeram esses frades para terem tão pesadas punições?
De fato, eles celebravam a Missa Tridentina – nem sempre, nem exclusivamente – mas perfeitamente amparados pelo Motu Proprio Summorum Pontificum. Ora, essa celebração provocou a oposição de cinco frades entre os quatrocentos membros da congregação, com a ridícula acusação aos superiores de “cripto-lefebvrismo” e trouxe  a férrea intervenção do Padre Volpi, com a proibição de utilizar o Missal Tridentino.
O caso é absurdamente misterioso…
Com informações de Rorate Caeli, Riposte Catholique e Le Forum Catholique

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Décimo Domingo depois de Pentecostes

Oração e Vida Espiritual: Quinta Feira da Terceira Semana da Quaresma

Notícias e Atualidades: Corumbá: Missa Tridentina na Catedral na novena à Padroeira

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais