Montfort Associação Cultural

28 de janeiro de 2005

Download PDF

Sucessão apostólica

  • Consulente: Eric Rodrigues da Silva
  • Idade: 17
  • Localizaçao: Taboão da Serra – TO – Brasil
  • Escolaridade: 1.o grau em andamento
  • Profissão: Estagiário
  • Religião: Católica

salve MARIA, nossa mãe nossa rainha.
Boa tarde pessoal do site montford, eu quero saber se os padres são a continuaçao dos apostolos, e como provar para os protestantes que eles são a continuação dos apostolos, em JERUSALEM tem cristãos Católicos. E o que significa a palavra Bispos e Papas.

Caríssimo Eric, salve Maria!

É com muita alegria que respondemos suas dúvidas.

Os padres e bispos são sim sucessores dos apóstolos. E isto é muito fácil de provar!

A sucessão Apostólica se dá através do sacramento da Ordem. Os apóstolos, como relatam os Atos dos Apóstolos, ordenaram presbíteros e anciãos (bispos) impondo-lhes a mão, segundo o ritual ensinado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao ser ordenado o padre tem o mesmo poder concedido aos Apóstolos de celebração da Missa, a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o poder de perdoar os pecados.

Na Sagrada Escritura é relatada a ordenação de diáconos (Atos 6: 1-6), são mencionados os presbíteros (padres) (1 Timóteo 5: 17) e bispos (Atos dos Apóstolos, 20: 28 e Filipenses 1: 1).

Ora, o poder que os Apóstolos transferiram aos bispos, estes transmitiram aos seus sucessores e a outros padres. Assim, cada bispo tem como traçar sua linha sucessória até chegar aos Apóstolos.

A palavra bispo significa ancião e papa é uma maneira carinhosa de dizer pai. Padre também significa pai, mas o papa tem esta designação em especial pois é o pai na fé de todos os católicos.

Auxilium Christianorum, ora pro nobis.

Paulo Sérgio Pedrosa

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais