Montfort Associação Cultural

12 de novembro de 2004

Download PDF

Sobre a Igreja Ortodoxa

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Inisio
  • Idade: 50
  • Localizaçao: Brasília – DF – Brasil
  • Escolaridade: Superior concluído
  • Religião: Católica

Igreja Católica Apostólica Romana X Igreja Ortodoxa:

1-Como hoje estão organizadas as duas igrejas?

2-Existe diferenças entre elas?

3-Em quais países elas são predominantes.

Muito Obrigado.Abraços.Inisio

Prezado Inisio, salve Maria.

A Igreja cismática oriental separou-se da Igreja Católica Apostólica Romana no século XI.

Inicialmente, a separação foi realizada pelo Patriarca de Constantinopla, que pretendia ter autonomia em relação ao Papa. Um de seus argumentos era que o chefe da Igreja devia ser o Bispo da capital do Império, naquele tempo Constantinopla. Mais tarde, quando Constantinopla caiu em poder dos turcos, o Patriarca de Moscou exigiu a chefia da Igreja, pois Moscou era então a capital do Império russo.

Os cismáticos sempre se arrogaram o título de ortodoxos, pois afirmam ter a doutrina verdadeira (a palavra ortodoxia significa doutrina correta).

Em geral, pensa-se que eles formam uma Igreja una, como a Católica, o que não é verdade. Os cismáticos se dividem em várias igrejas diferentes, chefiadas por Patriarcas diferentes. Assim, os cismáticos russos não aceitam os gregos, por exemplo.

Com relação à Igreja Católica, os principais pontos de divergência são: 1- A recusa de aceitar o Papa como chefe da Igreja, com poder de jurisdição, isto é, de mando; 2 -A recusa de aceitar a doutrina de que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Os cismáticos recusam que o Espírito Santo proceda também do Filho; 3 – Os cismáticos recusam todos os dogmas proclamados pela Igreja Católica, depois do cisma. Assim, os cismáticos não aceitam, por exemplo, o dogma da Infalibilidade Papal e o da Assunção de Nossa Senhora ao céu.

A ausência de um poder unificador — como o do Papa– causou inúmeras divisões doutrinárias entre os cismáticos, semelhantemente ao que aconteceu com os protestantes.

in Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais