Se não fosse o Concílio Vaticano II o senhor já teria ardido em uma fogueira
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Humberto
- Localizaçao: Rio de Janeiro – RJ – Brasil
- Religião: Católica
Sou Católico Apostólico Romano. Não tenho qualquer frustração. Quis ter famíia e tenho. Me parece que o Senhor desejou ser padre e não conseguiu! De onde vem tanta revolta com a Igreja? De onde vem tanta revolta para com os filhos e filhas de Deus?
Leio com frequência esta coluna de cartas. São muito interessante a maneira agressiva com que o Senhor responde aos seus leitores. Aliás, acho que é uma forma de manter o seu sitio sempre atualizado.
Não acredito nas coisas que o Senhor escreve com relação ao Concílio Vaticano II. Pois, caso não houvesse este Concílio, o Senhor já teria ardido em uma fogueira Santa. No mínimo seria excomungado e teria que estar do outro lado da “força”.
O Senhor é professor de História. Pude observar em uma resposta dada a um determinado Frei que ousou defender a honra do papa João XXIII. O que eu achei mais interessante foi o Senhor ter usado uma carta do então Monsenhor Roncalli de 1939 para seus familiares com esse texto:
“Benditos nós na Itália. Desta vez é preciso mesmo dizê-lo: há uma mão que guia o Duce pelo bem dos italianos. Eu creio que Deus queira recompensar governantes e súditos pela paz feita com a Igreja (…) E é preciso que sejamos reconhecidos a Mussolini. Quantos homens de Estado houve na Itália antes dele ! Os Papas sempre estiveram dispostos à conciliação, mas sempre faltou o homem capaz de corresponder a eles da parte do Estado” (Mons. Roncalli — João XXIII, Carta à família, em 25-XII-39, apud Hebblethwaite, Giovanni XXIII, Rusconi Milano, 1989, p. 230).
E comentou o historiador, o ex padre Peter Hebblethwaite:
“Certamente [Roncalli] não foi jamais assim filo facista (…) nesta data, porém, não é mais um antifascista tão nítidamente como antes. ( …) aceita o fascismo, porque é difícil realisticamente se pensarem outras soluções” (Hebblethwaite, Giovanni XXIII, Rusconi Milano, 1989, p. 227).
Caro Senhor Fedeli, Eu votei no Senhor Luiz Inácio “Lula” da Silva para o seu primeiro mandato, pensando estar votando em um candidato que não iria dar continuidade aos governos corruptos que haviam comandado o Brasil até então. O Senhor Lula seria uma nova experiencia, uma nova e desesperada tentativa de mudar tudo. Como o Senhor bem sabe o BRASIL se ENGANOU TAMBÉM! O que vimos foi o continuísmo e aprimoramento das práticas já realizadas.
Como o Senhor bem sabe, o Monsenhor Roncalli e não papa João XXIII, não teria como advinhar que o Senhor Mussolini tornaria-se um aliado de Hittler em suas atrocidades, já que estamos falando em 1939 e não 1944, quando veio a tona as atrocidades do nazismo.
Não consigo entender essa sua revolta com o Vaticano II. O Senhor fez curso de teologia, sabe bem que o espírito do Vaticano II está fundamentado nas escrituras Sagradas: amor ao próximo, etc e tal.
O Senhor sabe que desde a ascenção de Jesus, surgiram várias Comunidades. Jerusalém, Tessalônica, Roma, etc. Entre elas haviam divergências, não o fosse não teria o concílio de Jerusalém, na época dos apóstolos e depois muitos outros para tratar de assuntos diversos e de heresias.
Porquê não pode haver divergências hoje? Quem é o dono da verdade? Não podemos ser hipócritas!
Temos que respeitar as culturas milenares, temos que respeitar os povos de todos os continentes.
Pare de se mostrar “padre frustrado” e fique atento para o seguinte:
Se não fosse o Concílio Vaticano II, o Senhor Leigo Orlando Fedeli, sequer poderia ser o Diretor de uma associação Católica. O Senhor seque poderia chamar um padre pelo nome. O Senhor não poderia sequer Ler uma Bíblia em seu idioma. Estaria assistindo uma missa com um breviário na mão e um folheto na outra para entender os “mistérios” que são celebrados.
Que o Beato João XXIII tenha piedade de Ti, meu Irmão herege.
Data: | 9 Abril 2007 |
Salve Maria.
Mas como você faz julgamentos sem saber, e com tanta certeza, você poderia me informar onde estudei Teologia?
Você poderia me explicar, então, porque o padre Congar, um dos principais peritos do Concílio Vaticano II, declarou que é evidente que o ecumenismo do Concílio não encontra base nas Sagradas Escrituras?
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Temas: Quadro de Honra • Concílio Vatinano II
Publicações relacionadas
Cartas: Concílio Vaticano II: criador da ´Nova igreja` - Orlando Fedeli
Notícias e Atualidades: Novos padres da `Nova Igreja`
Cartas: O que é hermenêutica da continuidade? - Alberto Zucchi
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS