Montfort Associação Cultural

7 de fevereiro de 2013

Download PDF

São Romualdo, dia 7 de fevereiro no calendário tradicional

São Romualdo, pintado por Fra Angelico

 

São Romualdo nasceu em Ravena em 956 e foi o fundador dos camaldulenses. Seus dois principais biógrafos são: São Bruno Bonifácio, discípulo direto de São Romualdo, que narra a vida deles em comum em Vida dos Cinco Irmãos e São Pedro Damião que juntou testemunhos dos discípulos de São Romualdo, no livro Vida de São Romualdo.

Filho de Ségio I, Duque de Ravena, resolveu tornar-se monge quando o pai assassinou um inimigo em um duelo, em sua presença. Resolveu então isolar-se nas montanhas, porém, encontrando um mosteiro beneditino, pediu que fosse admitido ali. O superior do convento ficou receoso de recebê-lo, temendo a reação do Duque seu pai. No entanto, com a intervenção e indicação do Arcebispo de Ravena, ele foi admitido.

Nesse mosteiro beneditino, São Romualdo passou três anos. Entretanto, os outros monges viam com censura sua dedicação a penitencia e oração, por terem eles mesmos vida relaxada. Por isso pediram que o superior o expulsasse do convento.

Em seguida foi para Veneza. Lá converteu o Dodge, que passou a dedicar-se também à vida religiosa. Mais tarde converteu também seu pai que se tornou monge no mosteiro de São Romualdo.

 

A grande realização do santo foi a reforma da disciplina monástica. Fundou e reformou cerca de cem mosteiros e eremitérios.  O convento mais conhecido fundado por ele foi o de Camaldoli na Toscana, que deu o nome a toda sua Ordem.

Morreu em Val del Castro em 19 de junho de 1027, como previra vinte anos antes. Seu túmulo tornou-se conhecido pelos muitos milagres que se operavam por intercessão do santo. Quando, cinco anos depois da morte, o seu túmulo foi aberto, seu corpo encontrava-se intacto. Quatrocentos e quarenta anos depois abriram seu túmulo novamente e encontraram seu corpo ainda incorrupto. São Romualdo foi canonizado em 1569 por Clemente VIII.

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais