Montfort Associação Cultural

23 de setembro de 2014

Download PDF

Padre Barthe: “A Fraternidade São Pio X em estado de ‘reconciliação imperfeita’”

A FSSPX, já em plena comunhão, se não em plena reconciliação. Paz será mais fácil pois Francisco não é suspeito de “tradicionalismo”. 

Fonte: L’Homme Nouveau

Tradução Montfort

 

No dia seguinte ao encontro em Roma do Cardeal Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e de Dom Fellay, superior da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, o Padre Claude Barthe quis nos apresentar sua análise desse acontecimento e de suas possíveis repercussões.

 

Rumo ao reconhecimento canônico?

 

Foi ontem então, terça feira 23 de setembro que, no Palácio do Santo Ofício (Congregação para a Doutrina da Fé) aconteceu a entrevista anunciada sem data entre o Cardeal Müller, Prefeito da Congregação para a  Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e Dom Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX). Estavam presentes ao encontro: do lado da Congregação, Dom Pozzo, Secretário da Comissão Ecclesia Dei , Dom Ladaria, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e Dom Di Noia, Secretário adjunto; do lado  da FSSPX, os dois assistentes de Dom Fellay, Padres Pflüger e Nély. O reconhecimento canônico da FSSPX, ainda que aconteça num futuro próximo, não apresentará mais o aspecto e o interesse de um tremor de terra que teria aparentado no interior da Igreja, no fim do pontificado de Bento XVI. Por outro lado, ele se tornou paradoxalmente bem mais fácil de ser realizado, a partir do momento em que o Papa atual – é o mínimo que se possa dizer – não tem a reputação de tradicionalismo que tinha seu antecessor.

 

Vários comentários podem ser feitos:

 

 

Santa Sé comunica encontro realizado com Dom Fellay, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X

A Montfort se rejubila com a perspectiva do acordo, que trará novo impulso para a difusão da Missa de Sempre e da doutrina tradicional da Igreja.

 Fonte: Vaticano, Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Tradução Montfort

Das 11 às 13 horas de hoje, em um clima de cordialidade, aconteceu na Congregação para a Doutrina da Fé o encontro entre Sua Eminência o Cardeal Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Sua Excelência Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Ao encontro estavam presentes Suas Excelências Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer S.I., Secretário da mesma Congregação, Joseph Augustine Di Noia O.P., Secretário Adjunto e Guido Pozzo, Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, além dos assistentes da FSSPX, Revdos. Niklaus Pfluger e Alain-Marc Nély.

 

Durante o encontro, foram examinados alguns problemas de ordem doutrinária e canônica e se concordou em proceder gradualmente, dentro de um tempo razoável, para superar as dificuldades e alcançar a desejada reconciliação plena.

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais