Sacramento da Confissão
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Alexandre
- Idade: 27
- Localizaçao: Toronto – Canadá
- Escolaridade: Superior incompleto
- Religião: Católica
Olá senhor Orlando Fideli, estou mais uma vaz procurando a sua ajuda para ajudar-me em mais uma dúvida.
Eu não consigo entender porque nossa igreja tem o perdão pela confição. Pelo que eu sei o único que pode perdoar é Deus, e porque é nescessário que falemos ao padre nossas intimidades, as que consideramos pecados é claro, e não simplismente às confessamos em uma oração e pedimos perdão direto com nosso Pai.
Muito obrigado sr. Orlando Fidelis,e que o senhor o abençoe, e lhe dê muita saúde para que continue nessa luta em nome da santa igreja católica. Um abraço.
Alexandre
Prezado Alexandre, salve Maria!
A confissão é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para nos dar o perdão de nossos pecados .
Jesus estabeleceu a confissão quando, depois de sua Ressurreição, Ele disse a seus Apóstolos: “Os pecados a quem vós perdoardes, serão perdoados. Os pecados que retiverdes, serão retidos” (Jo. XX, 23).
Ora, para que o Apóstolo possa julgar se um pecado pode ser perdoado ou retido, ele deve conhecê-los. E, para conhecê-los é preciso que os contemos.
A confissão é semelhante ao fenômeno fisiológico do vômito.
Quando comemos algo estragado, sentimos náuseas, ânsia de vômito. Essas sensações são extremamente desagradáveis. Afinal, quando lançamos fora o alimento indigesto, sentimos um grande nojo e um grande alívio.
Algo parecido ocorre com o pecado.
Cada vez que agimos mal, sentimos remorso — a náusea da consciência — e só nos aliviamos quando contamos a alguém o que fizemos de errado.
Deus uniu a esse fenômeno natural do remorso e do desejo de alívio contando a alguém o que fizemos de errado, a graça do sacramento da Confissão. Este sacramento permite que ouçamos o perdão de Deus e o vejamos, quando o padre, dando-nos a absolvição, nos diz “Eu te perdoo os teus pecados, em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo. Amém”.
Com a graça da Confissão ficamos de novo na graça de Deus, e podemos ir ao céu, caso morramos. Quanta gente não vai “confessar-se”, infelizmente, a psicanalistas que nem curam nem perdoam, e , ainda por cima, pagam para que se lhes ouça contar coisas muito pessoais ?
A psicanálise é uma falsa ciência, que substitui a Confissão.
Portanto, meu caro Alexandre, creia nas palavras de Cristo que lhe citei acima, creia no que a Igreja ensina, e vá se confessar, que Deus lhe dará seu perdão e a paz.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Doutrina Católica
Publicações relacionadas
Oração e Vida Espiritual: Liturgia tridentina: Primeiro Domingo da Paixão
Oração e Vida Espiritual: Liturgia de 03/02/2013: Domingo da Sexagésima
Artigos Montfort: Batismo de Desejo – Meio de Salvação - Marcelo Andrade
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS