No tempo do Advento, a Missa de Nossa Senhora no sábado é também conhecida como “Missa Rorate”, em virtude de, no começo desta Missa, o padre rezar o Intróito Rorate cæli.
Uma característica marcante desta Missa é que ela é celebrada sempre à noite e no escuro, apenas à luz das velas no altar e noutros locais da Igreja.
Esta tradição da Missa Rorate vem de longa data, e faz-nos lembrar que, tal como Nossa Senhora fez o primeiro Advento, em sua preparação para trazer Nosso Senhor ao mundo, também nós devemos, a exemplo da Santa Mãe de Deus, aproveitar o Tempo do Advento em preparação à chegada de Deus feito homem.
Naqueles dias: O Senhor falou a Acaz, dizendo: “Pede ao Senhor, teu Deus, um sinal, seja ele nas profundezas da terra, seja nas alturas do céu”. Acaz, porém, respondeu: “Não pedirei tal, pois não porei Deus à prova”. Isaías, então, proclamou: “Visto isso, escuta, ó Casa de David: Porventura não vos basta cansar a paciência dos homens, senão que também cansais a do meu Deus? É o próprio Senhor que vos vai dar um sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, cujo nome será Emanuel. Alimentar-se-á de manteiga e mel, até [a idade de] saber rejeitar o mal e escolher o bem”.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 26-38.
Naquele tempo: Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão, que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da Virgem era Maria. Entrando, pois, o anjo, onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres!” Ela, ao ouvir isto, ficou perturbada com tais palavras, e interrogava-se sobre o significado de tal saudação. Disse-lhe, então, o anjo: “Não receies, Maria, pois achaste graça diante de Deus: Eis que vais conceber e dar à luz um Filho, a Quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, e chamar-se-á Filho do Altíssimo; o Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Davi,seu pai: reinará, por todo o sempre, na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Maria, por seu lado, disse ao anjo: “Como acontecerá isso, uma vez que eu estou na decisão de não conhecer homem?” O anjo respondeu-lhe, dizendo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo proteger-te-á com a sua sombra: É por isso que o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus! Demais, eis que Isabel, tua parente, acaba de conceber um filho na sua velhice, sendo este o seu sexto mês – ela que era julgada estéril: porque a Deus nada é impossível!” Maria, então, exclamou: “Eu sou a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB da Abadia de Santo André – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 .
Comentário ao Evangelho do dia
Pe. Tomás de Kempis (1379-1471), monge alemão
Imitação de Cristo – Livro Segundo: “Exortações à Vida Interior” – Capítulo 1,Itens 1-2a; 6b; 7a; 7d. (disponível em Cultura Brasil)
Da vida interior
“O reino de Deus está dentro de vós”(Lc 17, 21), diz o Senhor. Converte-te a Deus de todo o coração, deixa este mundo miserável, e tua alma achará descanso. Aprende a desprezar as coisas exteriores e entrega-te às interiores, e verás chegar a ti o reino de Deus. Pois o reino de Deus é a paz e o gozo no Espírito Santo (Rom 14, 17), que não se dá aos ímpios.
Virá a ti Cristo para consolar-te, se lhe preparares no teu interior digna moradia. Toda a sua glória e formosura está no interior (cf. Sl 44, 14), e só aí o Senhor se compraz. A miúde visita ele o homem interior em doce entretenimento, suave consolação, grande paz e familiaridade sobremaneira admirável.
Eia, alma fiel, para este Esposo prepara teu coração, a fim de que se digne vir e morar em ti. Pois assim ele diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e viremos a ele e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23). (…) O amante de Jesus e da verdade, e o homem deveras espiritual e livre de afeições desordenadas, pode facilmente recolher-se em Deus, e, elevando-se em espírito, acima de si mesmo, fruir delicioso descanso. (…) O homem interior facilmente se recolhe, pois nunca se entrega de todo às coisas exteriores. (…) Se fosses reto e puro, tudo te correria bem e se voltaria em teu proveito. (…) Se renunciares às consolações exteriores, poderás contemplar as coisas do céu e gozar a miúdo da alegria interior.
TAGS
Liturgia do Dia, Missa Extraordinária, Missa Rorate, Rorate Coeli