Relato: XIV Congresso Montfort – Vaticano II: História e Doutrina
Por Lúcia Zucchi, Montfort.org.br
Aconteceu de 29 a 31 de julho de 2011 o 14º. Congresso Montfort, com o tema geral Vaticano II: Historia e Doutrina. Contamos com a presença do Padre Paul Aulagnier, um dos fundadores do Instituto do Bom Pastor, figura destacada da luta pela tradição litúrgica da Igreja que viveu várias décadas ao lado de Dom Lefebvre. Tivemos igualmente como palestrantes o Padre Marcelo Tenório, pároco em Campo Grande, onde aplica as diretrizes de Bento XVI contidas no Motu Proprio Summorum Pontificum, o Frei Tiago de São José, superior do Carmelo Eremitico de Santo Elias, em Atibaia, onde celebra segundo o rito carmelitano, e ainda um padre amigo, sediado em um importante organismo da Cúria Romana, que veio nos falar sobre o documento Universae Ecclesiae.
Na platéia, uma centena de participantes, ansiosos com a proposição do tema Vaticano II que, agora, pode-se, sim, discutir. Para isso conta-se com o aval de Roma, desde o famoso discurso de Bento XVI à Cúria Romana, em dezembro de 2005, sobre a recepção do Concílio e suas interpretações – ou hermenêuticas – entre ruptura e continuidade, e com a criação do Instituto do Bom Pastor, em 2006, com sua exclusividade do rito tridentino e seu carisma de crítica construtiva do Vaticano II. Esse assunto, de fato, não é novidade no site e nos Congressos Montfort, mas agora fazemos eco a vários outros encontros sobre o Concílio pelo mundo afora, no último ano, como aquele realizado em Roma em dezembro de 2010 pelos Franciscanos da Imaculada, com o título Concílio Vaticano II, um Concílio pastoral: Análise histórico-filosófico-teológica, que contou com a participação de dois Cardeais, vários Bispos e muito membros da Cúria Romana.
Estiveram presentes amigos da Montfort de todo o país, com pessoas de Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Campo Grande, Belém do Pará, Curitiba, Recife e várias cidades do interior de São Paulo, além de membros da Montfort de São Paulo. Foram ao todo sete palestras , três apresentações artísticas e duas missas solenes, no sábado e no domingo, além de encontros e conversas extremamente proveitosos.
Publicaremos amanhã o resumo ou o texto integral das intervenções, em tradução, conforme o caso. Agradecemos a todos os que participaram e convidamos para o próximo evento, que será nossa peregrinação a Aparecida, no início de setembro.
Salve Maria!
- Seção: Artigos Montfort
- Assunto: Igreja
- Temas: Instituto Bom Pastor • Concílio Vatinano II
Publicações relacionadas
Artigos Montfort: Tradução: A “tese Ocariz” contraditada também pela “tese Ratzinger”
Notícias e Atualidades: Pe. Bux: A Igreja não é um concílio permanente
Artigos Montfort: Algumas provas de que o Vaticano II é discutível e criticável
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS
Paul Aulagnier, Vaticano II