Montfort Associação Cultural

5 de julho de 2015

Download PDF

Referências para trabalho sobre a pena de morte

Autor: Marcelo Andrade

Enviada em: 14/06/2015
Nome: Jackson Almeida
Profissão: Policial Militar
Religião: Católica
Local: Belém – PA, Brasil
Mensagem:

- Boa Tarde ! Sou SD PM JACKSON PMPA da Polícia Militar do Estado do Pará , Acadêmico do 10º semestre curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Belém(FaBel) , achei extremamente valioso e interessante o artigo do sr. Marcelo Andrade sobre ser à favor da pena de morte .

Estou terminando meu Pré-Projeto para o TCC com o tema : ” ADMISSÃO DE PENA DE MORTE PARA REINCIDENTES EM CRIMES HEDIONDOS ” . Gostaria que os senhores me ajudasse no quesito de me indicar alguns doutrinadores eou doutrinas para poder inserir em meus embasamentos teóricos ou revisão de literatura .
Desde já os parabenizo pelo pensamento racional , realista e correto sobre o assunto e fico no aguardo de sua resposta e orientação .
Jackson Almeida – Belém-PA

 

Data de resposta:  23/06/2015
Resposta:
Prezado Jackson, Salve Maria.
     Fico muito feliz com sua carta, ainda mais vinda de um policial militar, cuja função é honrada, mas é infelizmente difamada por muitos políticos do Brasil, normalmente de “esquerda”.
     A pena de morte tem fundamento teológico e metafísico. Por isso é interessante estudar as passagens bíblicas que tratam dela e é fundamental ler as questões da Suma Teológica sobre o tema.
     O Direito moderno, o positivismo jurídico, está contaminado pelo pensamento errado de Kant e de Kelsen, o que atrapalha e muito a aceitação da pena de morte, pois não se admite nele o pensamento teológico e metafísico.
     Há o livro de Augusto Dutra Barreto : “Pena de Morte, um remédio social urgente”, que pode ajudar. Há no site “Estante virtual” a bom preço.
     Outro livro bom, aliás, bem importante, é do Pe Emílio Silva: “Pena de Morte Já”, disponível aqui: “https://docs.google.com/file/d/0B_IovIdYfo49MFpkZWlvNXNZcVU/edit?pref=2&pli=1″
     Também vale a pena ler o projeto de lei do deputado, já falecido, Amaral Netto sobre a pena de morte.
Atenciosamente,
Marcelo Andrade

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais