Raiva e sofisma em defesa do Concilio Vaticano II
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Wellington Balmant
- Idade: 24
- Localizaçao: Curitiba – PR – Brasil
- Escolaridade: Pós-graduação em andamento
- Religião: Católica
Caro Orlando fedeli
O senhor se estivesse no tempo da contra-reforma do concilio de Trento ja estaria respondendo junto ao tribunal do santo oficio por suas graves acusações ao concilio vaticano II. Com que autoridade um leigo se acha no direito de dizer o que é certo e o que é errado e principalmente de julgar um concilio onde toda a Igreja se reune no intuito de identificar quais são as diretrizes para a construção do reino de deus????
Acaso é senhor mais inteligente e astuto que o ministros colocados por deus????
Decerto que não.
Como o senhor bem disse o concilio não tem carater infalivel mas, não cabe ao senhor julgar se ele é valido ou não mas sim o magistério da igreja instituido pelo primado de pedro, ou seja pelo própio Cristo.
Atitudes como a sua não são melhores que de Lutero, Calvino e outros cujo o maior pecado é a desobediencia a autoridade da igreja de Cristo.
Cismaticos como o senhor deviam ser excomungados devido a periculosidade para a manutenção da fé cristã e da unidade do projeto de construção do reino de deus.
Gostaria então que o senhor me dissese com toda sinceridade se é católico ou não???
Pois se for o senhor deve rever toda a sua postura pois sem obdiencia e submissão não existe Igreja.
Essa é minha pergunta.
Obrigado pela atenção
Fique com Deus.
“Como o senhor bem disse o concilio não tem caráter infalível mas, não cabe ao senhor julgar se ele é valido ou não mas sim o magistério da igreja instituído pelo primado de Pedro, ou seja pelo próprio Cristo”.
Alleluia!! Hosana nas alturas! …E paz na terra aos que têm boa vontade!
“Cismaticos como o senhor deviam ser excomungados devido a periculosidade para a manutenção da fé cristã e da unidade do projeto de construção do reino de deus“.
“Atitudes como a sua não são melhores que de Lutero, Calvino e outros cujo o maior pecado é a desobediência a autoridade da igreja de Cristo“.
“Gostaria então que o senhor me dissese com toda sinceridade se é católico ou não???”
“sem obdiencia e submissão não existe Igreja“.
Ainda que eu e você tivéssemos a desgraça de ser desobedientes e insubmissos, a Igreja continuaria a existir.
Orlando Fedeli
Replica
Caro Orlando Fedeli
Desculpe pelo tom ofensivo de minha ultima carta, não convém a um cristão se expressar de tal forma como disse Santo Agostinho”não há verdade sem caridade”, peço que o senhor me perdoe escrevi a carta pelo impulso.
Gostaria que se fosse possivel o senhor respondesse mais uma vez a meus questionamentos dessa vez de forma amigavel, cristã e humana, principalmente de minha parte, dialogando como se fossemos amigos afinal somos da mesma Igreja e religião.
Abaixo segue as perguntas:
1-O senhor disse que o concilio é valido, que eu saiba até agora nada foi questionado pelo Vaticano relativo ao concilio, pelo contrario o propio Bento XVI disse que vai em seu pontificado vai reafirmar e buscar aplicar na pratica as decisões do concilio. Então porque não devemos seguir o concilio, não estariamos ajudando o Papa a cumprir sua missão???
2-Com relação a missa de Paulo VI tenho uma grande ressalva, o senhor diz que essa missa está errada, que a missa antiga era a certa, se não me engano a missa de São pio, no entanto tenho uma pergunta bem séria, se a missa está errada o sacrificio de Cristo parou, mas o sacrificio não pode parar”tu és sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec” não replica o salmista???Como então essa nova missa é errada???Qual documento pastoral, enciclica, ou documento, assinado pelo Papa João paulo II ou por Bento XVI que nos leva a crer na correção da missa de Paulo VI???
3-Quais são os documentos, enclicas pós-concilio que dizem algum erro referente ao concilio para que eu possa aprofundar meus conhecimentos e em comunhão com Igreja de Cristo quem sabe ser até um parceiro para mostrar os erros do concilio.
4- O ecumenismo é outro ponto que gostaria de citar. O propio Papa João Paulo II queria uma maior dialogo com as outras religiões, o ecumenismo não é abandonar a fé católica mas dialogar para construir o reino de Deus. João Paulo II o fez, ele era a imagem de Pedro não deviamos seguir seu exemplo??? O ecumenismo foi colocado no concilio mas não é intenção de sincretismo religioso, mas de dialogo religioso. Essa foi uma das decisões do concilio, que eu saiba até agora nenhum Papa revogou essa decisão pelo contrario aprofundaram tem até um monumento no vaticano acho que uma corrente sobre o ecumenismo e dialogo religioso foi fundado, então porque não aprofundar esse dialogo???
5-Com relação a nossa função dentro da igreja de cristo não é acatar as decisões do Vaticano, se for decidido que o altar deve ter uma toalha vermelha não devemos como bom catolicos colocar a toalha vermelha no altar?? Mesmo que achemos errado??? Quando a Igreja decide sobre algo, não devemos nós seguir as ordens da igreja??? Não deveriamos nós se esforçar para implementar as decisões do concilio na nossa comunidade, na nossa paroquia??Essa não deveria ser nossa postura catolica??
6-Gostaria de que o senhor explicitasse melhor sua opinião a respeito do concilio, e que sempre que possivel o senhor mostrasse quem o apoia nessa decisão, se é sua opinião, ou se tem algum documento que valide as suas ideias. Gostaria de poder discenir quando o senhor fala por si mesmo ou tem apoio de alguma enciclica ou documento.
Acho que quando o senhor emite alguma opinião sobre o concilio, muita gente tem sua opinião como certa e inquestionavel e esse site tem um numero banstante de grande de visitas. Isso pode ser um perigo pois essas pessoas podem agir depois contra a igreja, seria uma divisão, elas acreditam mais no senhor que na igreja por isso durante as perguntas insisti para que o senhor me cite então textos demonstrando que a igreja está a seu favor. Acho que sobre questões tão dificeis como essas do concilio somente o Papa tem poder de decisão e é ele que deve dizer se a regra do jogo mudou.
Essa é minha opinião, espero que possamos dialogar sobre esses temas e chegar a um concenso.
Obrigado pela atenção.
Um abraço
Fique com Deus e com o amor de Maria.
Salve Maria.
Claro que me apresso a abraçá-lo e dar-lhe a minha amizade. Seu ato revela grandeza de alma e firmeza de caráter. Que Deus Nosso Senhor nos una na defesa da Santa Igreja. Tenho em você mais um amigo em Curitiba. Mas, logo voltarei lá. E para dar-lhe meu abraço pessoal.
1 — Sobre o Vaticano II
4 – Sobre o Ecumenismo.
Ainda hoje, o Cardeal Ivan Dias, falando aos Bispos de terras de missão, declarou que o diálogo ecumênico não significa a defesa ou a aplicação do evangelho do relativismo. E o Cardeal Ratzinger discordou do encontro ecumênico de Assis, e pediu, nessa ocasião, demissão de seu cargo em protesto contra a jornada ecumênica organizada por João Paulo II, em 1986, em Assis.
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Polêmicas
- Tema: Concílio Vatinano II
Publicações relacionadas
Cartas: Magistério Ordinário da Igreja – infalível no Concílio Vaticano II? - Orlando Fedeli
Cadernos de Estudo: Jean Guitton e o Modernismo no Concílio Vaticano II: Parecer de Brescia
Artigos Montfort: Comunicado conjunto: Encontro entre a Congregação para a Doutrina da Fé e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS