Montfort Associação Cultural

9 de dezembro de 2011

Download PDF

Quer ser bispo? Comece sendo um bom apologeta.

Fonte Chiesa

Por Montfort

Em seu site, Sandro Magister, que é um reconhecido vaticanista internacional, fez um excelente artigo mostrando o perfil das novas nomeações episcopais.

As nomeações agora são conduzidas pelo cardeal Marc Ouellet, um canadense  da Companhia dos Sacerdotes de São Suplício, nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Bispos, o qual impôs rigidez no processo.

As últimas nomeações para importantes dioceses, inclusive a nomeação do próprio Cardeal MarcOuellet, foram feitas sob dois critérios decisivos:  Se o bispo é ao mesmo tempo um bom teólogo e apologeta.

“Ele [o cardeal] concluiu a entrevista desenhando o perfil do bispo, que hoje mais do que nunca, a Igreja precisa. Um bispo que é ao mesmo tempo teólogo e apologéta, defensor público da fé:

‘Hoje, especialmente em nossas sociedades seculares, precisamos de bispos, que são os primeiros evangelistas, e não meros administradores das dioceses. Ou seja, eles devem ser capazes de anunciar o Evangelho e ser não só teologicamente fiel ao Magistério e o Papa, mas também capazes de expor, e, se necessário, defender publicamente a fé.’ ”

A lista dos novos bispos nomeados para importantes dioceses, segundo Magister, segue precisamente esses critérios e já se faz longa, e tende a ser cada vez mais rígida:

Angelo Scola, Arcebispo de Milão; Charles J. Chaput, Arcebispo de Filadélfia; Ivo Muser, Bispo de Bolzano; Stanislaw Budzik, Arcebispo de Lublin; Nuno Brás da Silva Martins, Auxiliar de Lisboa; Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila; Charles Morerod, Bispo de Genebra e Friburgo; Franco Giulio Brambilla, bispo de Novara; Johannes Wilhelmus Maria Liesen, Bispo de Breda; Charles John Brown, Arcebispo de Aquileia; e outros.

Magister implicitamente indica aos candidatos ao solidéu episcopal que, sem a coragem de defender publicamente a fé, chegar a esta dignidade ficará bem distante.

TAGS

Publicações relacionadas

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais