Prof. Alessandro Lima, do site Veritatis Splendor, ataca a Montfort
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: André
- Localizaçao: Limeira – SP – Brasil
- Escolaridade: Superior concluído
- Profissão: Analista de Sistemas
- Religião: Católica
Caro professor Orlando e demais amigos da Montfort,
A paz de Cristo!
É com muita tristeza que escrevo para comunicar um ataque direto à Montfort feito pelo prof. Alessandro Lima, do site “Vanitatis Splendor”.
Diz ele: “Como alguém pode se dizer católico e ficar dando ouvidos aos gurus? [...] estes “gurus” [...] São pessoas de mentalidade estreita e de grande orgulho. Ensinam suas próprias convicções como se fossem o sumo da doutrina católica.”
Ele invoca os cânones 337 e 341 para dizer que ninguém pode rejeitar os ensinamentos do CV II. Até aí, nada de novo.
Mas ele continua: “o cisma não é formal como antes, é informal, por isso a dificuldade dos católicos identificarem estas pessoas como não-católicas. Os tradicionalistas fazem tanto mal aos fiéis quanto os modernistas. Mostram-se tão católicos quanto os vétero-católicos e os ortodoxos.”
Então ele cita bem parcialmente o seguinte texto do Cardeal Ratzinger: “Quem quer que negue o Vaticano II nega a autoridade que sustenta os outros concílios e os separa dos seus fundamentos. Isto se aplica ao assim chamado “tradicionalismo” (The Ratzinger Report: An Exclusive Interview on the State of the Church by Joseph Cardinal Ratzinger; Ignatius Press, San Francisco, 1985, pgs.28-9)”
E termina assim: “Quem colabora com estes grupos (Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Associação Cultural Montfort, Permanência e etc) não colabora com a Igreja e viola o cân. 752 do Código de Direito Canônico.”
Parece que estes “cegos ao meio-dia” não têm limites em sua própria cegueira, e passaram a chamar todos dos grupos acima de não-católicos, o que é muito grave.
O que fazer?
Um abraço amigo,
André
Salve Maria.
Muito obrigado por suas palavras.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
http://blog.veritatis.com.br/2007/04/encontro-com-o-prof-orlando-fedeli.html
Quinta-feira, 12 de Abril de 2007
Tivemos a oportunidade de conversar sobre a crise na Igreja, a arquitetura de Brasília (que parece ter fortes influências esotéricas e maçônicas), sobre D. Bosco, nós mesmos e tantos outros assuntos.
Prof. Orlando é muito articulado e inteligente. Tem grande amor pela Santa Igreja e trata as pessoas com muito zêlo e carinho. Também é muito divertido e alegre com constância.
Tanto a Monfort quanto o Veritatis Splendor amam a Santa Igreja, sua Tradição e odeiam o Modernismo. Mas divergimos no que deve ser combatido e como deve sê-lo. As diferenças entre a Monfort e o Veritatis são claras, nossos leitores as conhecem e portanto dispensam apresentações.
Eu e o Prof. Orlando nos tornamos amigos e estamos orando para que nossos apostolados possam colaborar plenamente pela salvação das almas e para o bem de toda Santa Igreja.
Nosso apostolado Veritatis Splendor reafirma seu compromisso de fidelidade ao Magistério Vivo da Igreja, que se expressa também pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Continuamos – e sempre continuaremos – a defender a validade, licitude e ortodoxia do rito novo da Missa, conforme promulgado por Paulo VI e João Paulo II.
A amizade que mantenho com o Prof. Orlando Fedeli não me faz aderir àquilo que, no seu pensamento, considero equivocado.
Publicações relacionadas
Cartas: Simulação de missa engana os fiéis - Orlando Fedeli
Artigos Montfort: O Circo da Montfort
Cartas: CNBB e desarmamento - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS