Presença real de Cristo na Eucaristia: Papa Bento XVI contra Padre Joãozinho
Autor: Orlando Fedeli
Retomando as catequeses sobre os grandes Santos da
Igreja do Oriente e do tempo medieval no Ocidente, Bento XVI dedicou a de hoje a São Odo, o segundo abade da famosa Abadia de Cluny, na França. “Desde aquele centro de vida espiritual pôde exercer um grande influxo nos monastérios do continente europeu”, difundindo a vida e a espiritualidade inspiradas na Regra de São Bento. Faleceu no ano 942. alentou aos fiéis a desprender-se das coisas efêmeras para desejar as eternas, centrando-se na Eucaristia como fonte e cume da vidaSão Odo dizia que “só quem está unido espiritualmente a Cristo pode participar dignamente de seu Corpo eucarístico; em caso contrário, comer sua carne e beber seu sangue não seria de proveito, mas sim de condenação“, prosseguiu o Papa.
O Pontífice explicou além que “São Odo foi um verdadeiro guia espiritual também para os fiéis de seu tempo. Frente à ‘imensidão dos vícios’ difundidos na sociedade, o remédio que propunha com decisão era uma mudança radical de vida, baseado na humildade, na austeridade, no desprendimento das coisas efêmeras e na adesão às eternas”.
“A bondade de São Odo, a alegria que deriva da fé toque nosso coração e que também nós possamos encontrar a fonte da alegria que vem da bondade de Deus“, concluiu.
Em sua saudação aos fiéis de língua espanhola, o Papa Bento XVI assinalou que São Odo, “amava contemplar a misericórdia de Cristo, a quem qualificava como ‘amante dos homens’, que morreu por nós. Sob sua austeridade de reformador, destacava sua profunda bondade, difundindo em seu entorno a alegria que o inundava“.
- Seção: Artigos Montfort
- Assuntos: Doutrina Católica • Igreja
Publicações relacionadas
Cartas: O mal e o bem - Orlando Fedeli
Notícias e Atualidades: Bispo francês, em vinte anos, enterrou cento e vinte padres e ordenou UM!
Oração e Vida Espiritual: Livretos para a Liturgia Tridentina da Semana Santa
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS