Montfort Associação Cultural

23 de setembro de 2009

Download PDF

Posso participar de confissões comunitárias?

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Anônimo
  • Localizaçao: – Brasil
  • Escolaridade: Superior concluído
  • Religião: Católica

Li que confissão comunitária (não pessoal, pessoa por pessoa ao padre) só é permitido em casos graves. Mas há Padres que praticam esse tipo de confissão.

Eu gosto de me confessar com frequencia. Confesso-me algumas vezes por ano (a cada três ou quatro meses). Seria errado eu participar de alguma celebração buscando também a absolvição geral ? Eu não deixaria de confessar-me de forma particular, mas acrescentaria a participação nas confissões comunitárias.

Exemplo: na cidade vizinha, o Padre faz confissão comunitária em toda primeira sexta feira do mês. Seria errado eu ir lá, participar, receber o perdão e comungar em reparação ao Sagrado Coração de Jesus (devoção das primeira sextas) ?

Talvez eu esteja errado, mas se o Padre (que está lá nomeado pelo Bispo que é Bispo nomeado e indicado pelo Papa) faz esse tipo de celebração, não sou eu, pobre leigo, que devo julgar e boicotar e talvez deveria aproveitar a graça. Ou não ? O certo é boicotar ? Se boicoto e não falo nado também estaria errado. Deveria então boicotar e denunciar ? Isso é certo um leigo fazer ?

Peço resposta mas que me deixem anomino.

Desculpe-me os erros de portugues, eu escrevo correndo.
Obrigado.

Muito prezado X, salve Maria.
 
     Claro que você não deve participar desse abuso. Deve denunciar isso ao Bispo e, caso o Bispo não tome providências, denuncie à Sagrada Congregação do Culto Divino ao Cardeal Canizares.
 
In Corde Jesu, semper,
     Orlando Fedeli

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais