Pio XII e o Nazismo
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Jorge Ferraz de Oliveira Filho
- Idade: 20
- Localizaçao: Recife – PE – Brasil
- Escolaridade: Superior em andamento
- Profissão: Estudante
- Religião: Católica
Muito prezado professor Fedeli, Salve Maria!
Antes de mais nada, parabenizo-te pelo excelente trabalho que fazes nesse site. Sem sombra de dúvida, esse portal é um ambiente rico e cheio de vida, porque ele se propõe a – muito honestamente – repetir a Sã Doutrina da Salvação, cujas palavras são de Vida Eterna. Que Maria Santíssima possa te abençoar e a todos os teus, concedendo-te as graças necessárias ao teu apostolado e à tua salvação.
Escrevo-te mais uma vez para pedir a tua ajuda em assuntos do qual pouco ou nada sei. Em outra resposta, li que és estudioso da Segunda Guerra Mundial e de Pio XII. Pois bem, em discussões com algumas pessoas, deparei-me com algumas afirmações sobre Pio XII que desconhecia completamente. Falavam sobre apoio do papa aos regimes nazi-fascistas. Eu já tinha ouvido falar sobre apoio de autoridades católicas a Hitler e Mussolini, mas não sabia que Pio XII fazia parte dessas autoridades.
Alguns dos argumentos – e referências – que me foram apresentados foram os seguintes:
“Joseph Rovan, autor católico, comenta o acordo diplomático entre o Vaticano e o Reich nazista em 8 de julho de 1933: “O tratado trouxe ao governo nacional-socialista, considerado por quase todo o mundo como sendo formado de usurpadores, quando não bandoleiros, o selo de um acordo com a força internacional mais antiga, o Vaticano. Em certo sentido, era o equivalente a um diploma de honorabilidade internacional” (Le Catholicisme, Politique en Allemagne, Paris, 1959, pág. 231, Ed. Du Seuil).”
- Que acordo diplomático entre o Vaticano e o Reich Nazista é esse? No que ele consistia? Quem o fez?
“Império e Igreja consistem em uma série de escritos que devem ajudar na construção do Terceiro Reich, já que reúne um Estado nacional-socialista e a cristandade Católica. Inteiramente alemães e inteiramente católicos, estes escritos favorecem relações e intercâmbio entre a Igreja Católica e o nacional-socialismo; (…) A idéia de um povo de único sangue é o ponto fundamental dos seus ensinamentos e todos os católicos que obedecerem às instruções dos bispos alemães terão de admitir que assim é. As leis do nacional-socialismo e as da Igreja Católica têm o mesmo objetivo” (Begegnungen Zwischen Katholischem Christentum und Nazional-Sozialistischer Weltanschauung Aschendorff, Muster, 1933).
- Que escritos são esses? Houve mesmo instruções abertas dos bispos às suas dioceses no sentido de apóiar e clamar apoio dos católicos ao regime de Hitler?
“Os aduladores do Vaticano deveriam ter baixados suas cabeças, envergonhados, quando um membro do Parlamento Italiano exclamou: “As mãos do papa estão cheias de sangue” (fala de Laura Diaz, membro do parlamento por Livorno, pronunciada em Ortona, em 15 de abril de 1946), ou quando estudantes do Cardiff University College escolheram como tema para conferência: Deveria o papa ser trazido a tribunal como sendo criminoso de guerra? (La Croix, 2 de abril de 1946).”
- Especificamente sobre Pio XII, quais as suas relações com o regime de Hitler? É verdade que ele aconselhou os bispos a se calarem diante de Hitler, e isso foi passado para toda a hierarquia? Procede o argumento de que Pio XII aproximou-se dos regimes nacionais-socialistas devido ao medo do avanço do comunismo? Sabe-se que não houve condenações oficiais de Pio XII… até onde isso foi prudência, e até onde foi devido a um apoio dado por Pio XII ao regime de Hitler?
Essas dúvidas referem-se à questão histórica da pessoa de Pio XII, e à sua posição pessoal sobre o regime. Não refiro-me à posição da Igreja sobre o nazi-fascismo, pois sei que ela já os havia condenado nas encílicas Non abbiamo bisogno e Mit Brennender Sorge.
Agradeço antecipadamente o tempo que me concedes. Que Deus te pague.
Pro Catholica Societate,
Jorge Ferraz
Salve Maria!
Orlando Fedeli
Publicações relacionadas
Cartas: Papa Pio IX e Maçonaria - Orlando Fedeli
Cartas: Falta de citações historiográficas - Orlando Fedeli
Notícias e Atualidades: Na Diocese do Cura d’Ars, cinco cibórios roubados ou destruídos em dois dias. Bispo manda retirar Santíssimo Sacramento das igrejas.
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS