Montfort Associação Cultural

14 de dezembro de 2012

Download PDF

Paulo VI será declarado beato?

A aprovação do processo infelizmente teria sido unânime pelos membros da Congregação para a Causa dos Santos e Bento XVI assinaria decreto de “heroicidade de virtudes” dia 20 de dezembro…

A reunião da Congregação para a Causa dos Santos, acontecida em 10/12/12, teria sido concluída com a decisão unânime dos Cardeais e Bispos que a compõem pela aprovação da “positio”, isto é, a documentação do processo, exprimindo-se favoravelmente ao reconhecimento da “heroicidade de virtudes” de Giovani Battista Montini, feito Papa com o nome de Paulo VI. Isso é o que afirma Andrea Tornielli, o conceituado vaticanista, segundo informações que recebeu.

Após a assinatura do decreto por Bento XVI, considerado  provável, já que não há contestações como as que se dirigem a Pio XII, Paulo VI poderá ser chamado de “Venerável” e o processo será considerado concluído. Para a beatificação, entretanto, faltará a comprovação de um milagre, ocorrido após sua morte e atribuído à sua intercessão.

Monsenhor Montini fora Secretário de Estado de Pio XII, tendo uma atuação desastrosa sobre as relações da Igreja com o comunismo. Feito Cardeal por João XXIII, foi eleito seu sucessor à Sé Pontifícia.

Paulo VI foi o Papa que concluiu o Concílio Vaticano II e implantou – com mão de ferro – a Missa Nova, eventos responsáveis pela “desertificação” da Igreja, apontada por Bento XVI.

Diante do abandono do sacerdócio por milhares de padres e da prática católica por milhões de fiéis, em seus últimos anos, por diversas vezes, ele se referiu às trágicas consequências do Concílio, apontando a “fumaça de Satanás” que penetrara no Templo de Deus, pelas “janelas” que tinham sido abertas para o mundo e a “autodemolição” que via ser efetuada na Igreja. Entretanto, até o fim manteve-se irredutível na imposição da reforma litúrgica, suspendendo “a divinis” em 1976 a Dom Marcel Lefebvre, que continuava a ordenar padres para o rito tradicional.

Fonte da notícia : Vatican Insider

Comentários: Lucia Zucchi

 

Publicações relacionadas

Artigos Montfort: A Liturgia: entrevista com o Cardeal Joseph Ratzinger - Orlando Fedeli

Artigos Montfort: O anjo do sorriso e o negro anjo da “luz”

Notícias e Atualidades: Pe. Elilio: Encontro de Bento XVI com o clero de Roma - Padre Elílio Matos

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais