Montfort Associação Cultural

29 de dezembro de 2005

Download PDF

Papa Pio IX e Maçonaria

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Othon S. Campos
  • Localizaçao: Fortaleza – CE – Brasil
  • Escolaridade: Superior em andamento
  • Profissão: Estudante
  • Religião: Católica

Caros amigos da Montfort,

Existiu alguma relação entre o Papa Pio IX e a Maçonaria? Encontrei uma triste citação atribuída a ele, que diz: “Todo o mundo diz que eu não sou maçom, menos eu”.

Até mesmo encontrei uma biografia deste Papa num site maçom, dizendo que ele foi expulso da sociedade em 27 de março de 1873. (http://freemasonry.bcy.ca/biography/pius_ix/pius_ix.html)

Sabe-se que ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no ano de 2000. Até seu corpo permaneceu incorrupto. Mesmo com a simplificação do Processo de Canonização, poderia o antecessor de Bento XVI ter elevado um maçom às honras dos altares?

Othon

Muito prezado Othon,
salve Maria!

     Pio IX foi um dos maiores Papas da História e muito provavelmente um grande santo. Digo assim porque ele ainda não foi canonizado, coisa que um dia certamente acontecerá. Ele foi o Papa do Syllabus; o Papa que proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; o Papa que proclamou o dogma da infalibilidade papal. 
     Pouco santos na Igreja fizeram tanto bem.    
     Entretanto, é verdade que no começo de seu pontificado, ele agiu de modo muito liberal, e foi aclamado pela propaganda maçônica, porque ele favoreceu os partidos e as idéias revolucionárias. A revolução de 1848 lhe abriu os olhos, e Pio IX passou a atacar como nunguém a revolução, o liberalismo e as idéias da maçonaria.
     Você poderá encontrar, no site Montfort, através da pesquisa google, outras informações sobre Pio IX e a maçonaria. Aproveito o ensejo para lhe desejar um ano de 2006 cheio de graças.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Artigos Montfort: Duns Scot: o ancestral da modernidade

Cartas: Os arquivos secretos da Inquisição – 1a. Parte - Orlando Fedeli

Cartas: Cristianismo em Roma - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais