Montfort Associação Cultural

8 de junho de 2006

Download PDF

Papa: “Dar ao povo cristão o alimento da verdade”

CIDADE DO VATICANO, 1 JUN. 2006 (VIS).
 
Esta manhã o Santo Padre recebeu os participantes da Terceira reunião do XI Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos que, sob a presidência do Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, estão empenhados em receber e ordenar as propostas surgidas no último Sínodo, sobre o tema: “A Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja“, (outobro 2005).
O encontro de hoje” – disse Bento XVI – “é ademais uma ocasião propícia para colocar novamente à luz a importância da caridade na atividade dos Pastores da Igreja. (…)
 Nutrir o rebanho do Senhor é, portanto, um ministério de amor cuidadoso, que exige dedicação total até o esgotamento das forças e, se preciso, até o sacrifício da vida. A Eucaristia é sobretudo a fonte e o segredo do impulso permanente da nossa missão.
 
Na realidade, o Bispo” – salientou o  Santo Padre – ” na sua existência eclesial representa a imagem de Cristo que nos alimenta com sua carne e com o seu sangue. Da Eucaristia o Pastor retira o vigor para exercer aquela particular caridade pastoral que consiste em dar ao povo cristão o alimento da verdade”.
 
Não se podeomitir especialmente a verdade do Amor, pois é a própria essência de Deus.  Pregá-la sobre os telhados é não só ‘amoris officium’, mas mensagem necessária para o homem de todos os tempos. A verdade do amor evangélico é importante para cada homem, e obriga o pastor a proclamá-la sem temores e reticências, nunca cedendo às imposições do mundo.
 
O Papa concluiu o seu discurso lembrando aos Bispos que “num tempo como o nosso, marcado pelo crescente fenômeno da globalização, torna-se cada vez mais necessário fazer chegar a todos com força e clareza a verdade de Cristo e do seu Evangelho de salvação. Os lugares para proclamar e testemunhar com amor a verdade são inumeros: há muita gente sedenta por ela que não se pode deixar enfraquecer na procura de alimento”. 
(destaques nossos)

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Galeto protestante mete o bico onde não é chamado

Cadernos de Estudo: Monsenhor Lefebvre e a Sé Romana – Parte III - Orlando Fedeli

Artigos Montfort: Habemus Papam!!! - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais