O que acontecerá com Bento XVI?
Autor: Um Padre da Periferia
Muitas especulações circulam, alguns afirmam que ele voltará a ser cardeal, outros se referem a ele no futuro pós-renúncia como Irmão Bento. O Padre Lombardi, porta-voz da Santa Sé, diz não poder precisar ainda esse assunto. Nosso amigo Padre da Periferia, comentando um artigo de Roberto de Mattei, considera que ele deverá continuar a ser chamado Papa.
É preciso corrigir uma imprecisão jurídica do Prof. Roberto de Mattei que, embora erudito, não é especialista em direito canônico.
O Papa, uma vez eleito, nunca deixa de ser Papa, mesmo depois da renúncia. Ele continuará se chamando Sua Santidade, Papa Bento XVI, mas não exercerá o pontificado. Endossará o hábito pontifício, terá os privilégios diplomáticos… mas será emérito, ou seja, não exercerá poder de jurisdição (perde a infalibilidade pontifícia, por exemplo).
Assim como um arcebispo quando renuncia continua sendo arcebispo emérito de tal lugar; ele continuará sendo Papa, mas sem exercício do poder papal, emérito.
Quando morrer, terá direito a funerais papais (cujos detalhes, neste caso, deverão ser dispostos por ele em testamento ou, caso não o faça, pelo seu sucessor).
Se um outro Pontífice quiser adotar o nome de Bento, terá de ser XVII; e, sobre a sua tumba de Ratzinger, constará seu nome, Bento XVI. A renúncia equivale a uma antecipação jurisdicional da morte, mas nem a morte tira ao papa suas honras papais. Continua sendo chamado e tratado como tal.
Ao pontificado legítimo nunca existe nenhum tipo de retrocesso. A renúncia não equivale a uma auto-deposição, mas apenas à abdicação da cátedra.
- Seção: Notícias e Atualidades
- Assunto: Igreja
- Tema: Papa Bento XVI
Publicações relacionadas
Notícias e Atualidades: Parabéns ao Padre Marcelo Tenório pelos seis anos de ordenação sacerdotal!
Notícias e Atualidades: Pe.Marcelo Tenorio: Bento XVI, o Papa do sonho de Dom Bosco? - Pe. Marcelo Tenório
Oração e Vida Espiritual: São Tomé Apóstolo: “Meu Senhor e meu Deus!”
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS
Papa Bento XVI, renuncia