O alvo visado é o Concílio Vaticano II
PROLITURGIA – movimento favorável à Missa nova nascida do Concílio Vaticano II –, critica o Episcopado francês. Arcebispo de Paris afirma que a defesa da Missa de sempre é, no fundo, uma crítica radical ao Vaticano II.
“A pretexto de mobilização para a defesa de uma forma litúrgica, assistiu-se realmente uma crítica radical do Concílio Vaticano II, e mesmo assistiu-se a uma pura e simples rejeição de algumas de suas declarações. A recusa dos livros litúrgicos regularmente promulgados foi seguida de injúria publica aos Papas e coroada por fatos em que se empregou a violência, como a tomada à força de uma igreja paroquial em Paris e de uma segunda tentativa abortada por parte dos mesmos autores”
Salvo o respeito que devemos ao Senhor Arcebispo de Paris, devemos dizer que sua visão da história é algum tanto errôneaou incompleta. Lembremos que:
— Desde o Concílio, centenas de cartas foram dirigidas aos Bispos da França e dezenas de livros foram publicados para chamar a atenção sobre o fato que a liturgia desejada pelo Concílio era traída na maioria das paróquias. Jmais houve a menos resposta…
http://perso.orange.fr/proliturgia/Informations.htm
- Seção: Artigos Montfort
- Assunto: Igreja
- Tema: Concílio Vatinano II
Publicações relacionadas
Artigos Montfort: Estatísticas de palavras empregadas nos documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965) - Marcelo Fedeli
Cartas: Por que os padres não usam batina? - Celso Gubitoso
Cartas: Qual a posição oficial da Igreja sobre o Concílio Vaticano II? - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS