Montfort Associação Cultural

24 de maio de 2012

Download PDF

Nossa Senhora de Sheshan, Auxiliadora dos Cristãos na China

Informações do site do Vaticano e AsiaNews

Tradução Montfort

24 de maio é o dia dedicado à memória litúrgica da Bem Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, venerada com grande devoção no Santuário de Sheshan, em Shangai: unamo-nos em oração com todos os católicos que estão na China, para que anunciem com humildade e com alegria a Cristo morto e ressuscitado; para que sejam fiéis a sua Igreja e ao Sucessor de Pedro e para que vivam quotidianamente de modo coerente com a fé que professam. Que Maria, Virgem Fiel, sustente o caminho dos católicos chineses, torne sua oração sempre mais intensa e preciosa aos olhos do Senhor e faça crescer o afeto e a participação da Igreja universal no caminho da Igreja que está na China.

 

Domingo passado, ao Regina Coeli, Bento XVI lembrava o dia de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, padroeira da China, dia mundial de orações pela Igreja da China, instituído por ele mesmo em 2008. Note-se a locução “Igreja que está na China”, “modernismo” recorrente do Papa ao referir-se à China. Explica-se: não se trata de uma Igreja nacional chinesa, mas da única Igreja Católica, que sofre sob a tirania comunista chinesa!

 

Cerca de 3500 pessoas estiveram presentes à missa, na imponente Basílica de Sheshan, sob chuva e forte controle policial. Essa festa chegava a reunir mais de trezentos mil fiéis, de toda a China, até que o Papa decretou o 24 de maio como Dia Mundial de Oração pela China, em 2008, levando o governo chinês a impedir que católicos de outras dioceses chegassem a Shangai nesse dia. Nos últimos dias, vários padres e fiéis católicos foram presos, entretanto, pelo governo em “comemoração” à festa de Nossa Senhora.

 

Procissão chega à Basílica, em 2011

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais