Montfort Associação Cultural

25 de fevereiro de 2013

Download PDF

Motu Proprio Normas Nonnullas, sobre o Conclave: nenhum cardeal poderá ser excluído

Em outras palavras, a imprensa ou qualquer grupo de pressão não tem o poder de excluir candidatos, seja o Cardeal Mahoney, seja outro que não caia no gosto deles…

Bento XVI quer abreviar os conchavos e articulações: esse é o sentido da permissão para a antecipação do Conclave. Também o juramento de segredo perpétuo, sob pena de excomunhão, é estendido a todos os não cardeais que participarão.

 Parece que o redator do Motu Proprio NORMAS NONNULLAS é D. Giuseppe Sciacca, auditor geral da Camara Apostolica. aliás um dos membros da Cúria que celebra a “extraordinária” missa.

Fonte: Rádio Vaticana

Comentário Lucia Zucchi

Bento XVI deixa aos Cardeais a faculdade de antecipar ou adiar por alguns dias o início do Conclave



Padre Federico Lombardi ilustrou hoje aos jornalistas o aguardado Motu proprio de Bento XVI relativo a “algumas modificações relativas à eleição do Romano Pontífice”, completando ou retificando as disposições que o mesmo Papa Ratzinger tinha indicado em anterior Motu proprio de 2007.
De destacar a disposição de que “nenhum Cardeal eleitor poderá ser excluindo da eleição quer ativa, quer passivamente, por qualquer motivo ou pretexto”.
Relativamente ao tempo de início do Conclave, Bento XVI confirma que se devem aguardar durante 15 dias, a partir do início da Sede Vacante a chegada dos Cardeais eleitores, antes de começar o Conclave, acrescentando: “Deixo ao Colégio dos Cardeais a faculdade de antecipar o início do Conclave se se verifica a presença de todos os Eleitores, como também a faculdade de adiar por alguns dias, se houver motivos graves, o início da eleição. Em todo o caso, decorridos um máximo de 20 dias do início da Sede Vacante, todos os cardeais eleitores presentes têm a obrigação de proceder à eleição”.

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais