Montfort Associação Cultural

31 de janeiro de 2005

Download PDF

Morte de Jesus

  • Consulente: Wagner Farias
  • Idade: 22
  • Localizaçao: Manaus – AM – Brasil
  • Escolaridade: Superior em andamento
  • Profissão: Analista contabil
  • Religião: Católica

A Paz de Cristo!

Professor eu sou catequista, amo minha Igreja Católica, defendo-a com unhas e dentes, porém uma dúvida vem me incomodando à muito tempo…

De que forma a morte de Jesus na Cruz redimiu nossos pecados?
Por que dizemos q Jesus nos libertou através de sua morte na cruz?

Obrigado pela atenção,

Wagner

Muito Prezado Wagner, salve Maria!

Sabemos, pela leitura do antigo testamento, que o povo Judeu oferecia sacrifícios em holocausto a Deus em reconhecimento das dons de Deus e em remissão dos pecados. E isto era feito por mandato divino. Um cordeiro perfeito sem manchas era oferecido a Deus em holocausto (Levítico 3:32). Ora, no novo testamento Nosso Senhor é chamado de Cordeiro sem Manchas, indicando assim que sua missão terrena culminou no seu sacrifício do calvário.

E porque o Sacrifício do Calvário foi necessário?

Ora, quando Adão pecou, cometeu um pecado contra Deus, ofendendo a dignidade Divina.

 A dignidade de Deus é infinita. Sendo Infinita a dignidade divína, a ofensa que o pecado causa à dignidade divina é uma ofensa também infinita.

A ofensa do pecado contra Deus é a única coisa infinita que o homem pode cometer. Ora, a ofensa contra Deus constitui uma dívida de honra que o homem tem para com Deus. Sendo esta dívida infinita, o homem, finito e limitado, não tem como pagá-la por intermédio de suas obras e de seus holocaustos. Portanto, eis que somente Deus pode pagar uma dívida infinita.

Deparamo-nos então com o Mistério da Encarnação do Verbo Divino. Deus se encarnou e viveu entre nós para, no momento apropriado, resgatar a dívida que o homem tem para com Deus. Portanto, Jesus Christo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, estava apto a resgatar a dívida do homem se oferecendo como vítima em Holocausto a Deus.

Isto demonstra o enorme amor de Deus pelos homens, que, por causa de nossa pequenez e limitação, quis encarnar-Se e sofrer o martírio e a morte, de forma a nos salvar do peso do pecado, resgatando Ele mesmo a nossa dívida.

Por um único homem, Adão, o pecado entrou na humanidade. E através de um único homem, Cristo Jesus, o pecado da humanidade foi redimido.

O Sacrifício de Cristo, sendo infinito, possui méritos para pagar não só o pecado original, mas os pecados passados, presentes e futuros de toda a Humanidade.

Isto faz com que as pessoas que são batizadas, crêem em Cristo e o seguem, seguindo a sua Igreja, possam conhecer um dia a vida eterna.

Portanto, Jesus veio para morrer na Cruz e assim nos libertar do jugo do pecado e da morte.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em Vós.

Paulo Sérgio R. Pedrosa

 

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Missa dominical - Orlando Fedeli

Cartas: Cristo era favorável a pena de morte? - Orlando Fedeli

Cartas: Uso do véu pelas mulheres - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais