Montfort Associação Cultural

3 de dezembro de 2014

Download PDF

Missa Prelatícia celebrada por Dom Athanasius Schneider na Capela Nossa Senhora das Dores, em Brasilia

 

 

No dia de ontem, Festa de Santa Bibiana, tivemos a alegria e, sobretudo, a graça de assistir, na Capela Nossa Senhora das Dores, a uma Missa Prelatícia no Rito Romano Tradicional celebrada por Dom Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Astana, no Cazaquistão. Sua Excelência está de passagem pelo Brasil para divulgar seu mais novo livro: A Sagrada Comunhão e a Renovação da Igreja. Com Dom José Aparecido, já tínhamos tido a graça de termos a Missa Prelatícia após a cerimônia de Crisma, além da bênção da Capela. Deus permitiu que a tivéssemos novamente.

MIssa Prelatícia D. Athanasius Schneider 2-12-14 018Se a liturgia romana tradicional é um tesouro imensurável de graças sublimes, não há que se duvidar que se recebem graças particulares quando ela é celebrada por um sucessor dos apóstolos. A liturgia da Missa Prelatícia – Missa rezada do Bispo – sóbria, solene e plena de dignidade eleva a alma do fiel católico, como se realmente estivesse participando da liturgia celeste. É realmente um pedaço do céu que se abre diante da alma dos católicos e de todos os homens. Na liturgia romana tradicional, o céu toca a terra de modo muito manifesto. Na liturgia com um sucessor dos apóstolos, isso se torna ainda mais claro, em virtude da mais perfeita participação no sacerdócio de Nosso Senhor Jesus Cristo que o Bispo possui. Se a fé nos ensina que todo sacerdote celebra a Missa in personna Christi, na liturgia de um Bispo, isso parece quase evidente.

MIssa Prelatícia D. Athanasius Schneider 2-12-14 048Após tão bela Missa – bela porque mostra com esplendor a verdade católica da presença real, do sacerdócio ministerial e do caráter sacrifical da Santa Missa -, Sua Excelência nos proporcionou uma rica conferência sobre a ligação entre a liturgia e a renovação na Igreja, tratando, em particular, da questão relativa à comunhão na mão. Somente uma liturgia que exprima o sagrado com firmeza poderá produzir autêntica renovação na Santa Igreja, no clero e nas famílias. Depois, ainda dedicou com simplicidade e grande simpatia os livros adquiridos pelos inúmeros participantes do evento, que formaram uma longa fila para guardar uma excelente recordação do evento.

Agradecemos a Dom Athanasius pela sua generosidade em vir nos visitar. Agradecemos ao Padre Luiz Fernando Pasquotto, IBP, pela preciosa ajuda na liturgia, ao Padre Daniel Pinheiro, IBP, responsável pelo apostolado na Capela Nossa Senhora das Dores. E agradecemos a Dom Sérgio, nosso Arcebispo, pela bondade que sempre demonstrou para conosco.

 

Fonte: Missa Tridentina em Brasília

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Terça Feira da Terceira Semana da Quaresma

Oração e Vida Espiritual: Domingo da Quinquagésima na Liturgia Tradicional

Oração e Vida Espiritual: Missa da Circuncisão do Senhor: Primeiro de Janeiro

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais