Missa ou espetáculo
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Alvamir Pinto
- Localizaçao: Recife – PE – Brasil
- Escolaridade: Superior incompleto
- Profissão: Bancário Aposentado
- Religião: Católica
Este é um excelente site de apologética e estou extremamente feliz de o ter encontrado. Outrossim, noto que, em quase sua totalidade, vejo-me obrigado a concordar com as colocações e comentários expostos em suas páginas.
No que diz respeito liturgia, lamento que em muitas Missas hoje existe uma preocupação por agradar o “público”, como se a Missa fosse um espetáculo de televisão, para dar “frisson” nos fiéis utilizando conjuntos barulhentos e músicas de rítmos quentes.
Concordo com a Montfort quando critica o RCC e a Igreja Canção Nova em seus estilos um tanto não-ortodoxos de praticar a liturgia.
Outro dia, na Igrejinha de Boa Viagem, na “Missa dos Jovens”, durante a homilia, comentando sobre o valor da dona de casa para a harmonia do lar e que esta deveria seguir o exemplo de “Amélia”, o sacerdote perguntou se alguém conhecia o famoso samba. Uma moreninha levantou a mão e foi prontamente convidada pelo padre para vir até junto dele e cantar a dita música, o que ela fez se balançando, ao acompanhamento de boa parte dos fiéis. No final, depois de cantar várias vezes o refrão “Amélia é que era mulher de verdade”, a voluntária volto ao seu lugar, muito orgulhosa e a homilia foi aprovada por calorosa salva de palmas, com exceção das minhas em virtude do estado de choque em que me encontrava.
Nessa Missa, o abraço da paz dos fiéis demora uns 10 minutos e, a muito custo, consegue-se entoar o “Cordeiro de Deus”, sinal para que os participantes voltem aos seus lugares e a Missa tenha continuidade. Até na fila para receber a comunhão algumas pessoas ainda continuam se cumprimentando e abraçando. O clima de interiorização e contemplação que deve reinar para que os fiéis recebam com o devido respeito a Eucaristia fica prejudicado.
Qual a orientação da Igreja a respeito de liturgia e o que mudanças devem ser implantadas para que abusos seja evitados e para que Cristo seja o centro de nossa atenção na celebração da Santa Missa.
Parabéns pelo trabalhos de vocês e que o bom Deus os abençôe.
Alvamir
Salve Maria.
E se houvesse isso só no Recife já seria uma tragédia. Mas, é assim em todo o mundo. No Paraná, soube de um padre que ensinou o povo uma resposta litúrgica futebolística. Quando o padre diz: “O Senhor esteja convosco“, o povo responde: “E com o Corinthians também“. Para alegria geral … dos infernos.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Doutrina Católica
- Temas: Liturgia • Missa Nova • Missa Tridentina
Publicações relacionadas
Cartas: Artigo de leitor censurado pela arquidiocese de Salvador - Orlando Fedeli
Notícias e Atualidades: Missa Tridentina na Catedral de Santo Amaro, no dia da Conversão de São Paulo
Cartas: Extra! Extra! Outra Missa Antiga na Canção Nova! - Alberto Zucchi
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS