Montfort Associação Cultural

26 de outubro de 2011

Download PDF

Missa em Ribeirão Preto: noticiário

Também em Ribeirão Preto, a Missa de Sempre atrai os jovens… Noticiário via Secretum meum mihi

 

Domingo, 23 de Outubro de 2011 – 20h14

Tradição é retomada com missa em latim na igreja São Benedito

Jornal A Cidade 

Culto foi retomado há dois meses e é aprovado pelos fiéis

As pessoas que chegam domingo pela manhã na igreja São Benedito, no Centro de Ribeirão Preto são recebidas pela professora aposentada Isabel Cristina de Souza Barboza. Ela distribui o missal e entrega para as mulheres um véu.

Tudo faz parte do ritual da missa que será celebrada em instantes. Ela é celebrada em latim e segue os rituais da Missa Tridentina , que era celebrada até o início da década de 60, antes do Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

Isabel Cristina faz parte do grupo de fiéis que pediram a volta de celebração das missas em latim na Igreja São Benedito, que é a única a fazer estas celebrações na cidade. “Ela é maravilhosa, mais silenciosa permite um momento de paz”, define.

Para o frei Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua, que é o responsável pela celebração, a Missa em Latim permite uma reflexão e uma contemplação maior dos fiéis a Deus. As celebrações começaram há dois meses. “Acho que as pessoas se sentem mais contemplativas nestas missas. Ela demonstra o mistério da expiação realizada por nosso Senhor Jesus Cristo”, explica o frei.

Jovens aprovam

Rener Almeida Costa, 20 anos, participou da missa pela primeira vez no último domingo (23). “É uma missa mais tradicional e vale a pena”, explicou. A mesma posição era dividida por Fernanda Brito Peres, 16 anos. “Eu me senti mais leve. Estou em paz”, explicou a estudante.

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais