Montfort Associação Cultural

21 de dezembro de 2012

Download PDF

Missa da Noite de Natal: Liturgia Tridentina

25/12, 0h: NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Missa da Meia-Noite

1ª Classe – Paramentos Brancos

 

 

Epístola de São Paulo Apóstolo a Tito 2, 11-15.

Caríssimo: Apareceu a graça de Deus, nosso Salvador, a todos os homens, ensinando-nos a que, renunciando à impiedade e aos desejos do século, vivamos neste mundo sóbria, justa e piamente, aguardando a esperança bem-aventurada e a vinda gloriosa do grande Deus e Salvador nosso Jesus Cristo, que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos resgatar de toda iniqüidade, e nos purificar para Si como povo obediente, zeloso das boas obras. Ensina estas coisas, e exorta a que se cumpram, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 1-14.
Naquele tempo: Saiu um édito de César Augusto, para que se fizesse o recenseamento de todo o mundo. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua cidade. José foi também, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida. E, estando ali, aconteceu completarem-se os dias em que devia dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito; enfaixou-O e reclinou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, naquela mesma região, uns pastores velavam e faziam de noite guarda ao seu rebanho. E eis que apareceu junto deles um Anjo do Senhor, e uma claridade divina os cercou, e tiveram grande temor. Porém, o Anjo disse-lhes: Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria,que o será também para todo o povo: nasceu-vos, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor. Será isto o que vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolvido em panos, e deitado numa manjedoura. Subitamente, apareceu, com o Anjo, uma multidão da milícia celeste, louvando a Deus, dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens, por benevolência divina.
Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB,  Abadia de Santo André – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963

Comentário ao Evangelho da Missa da Meia-Noite feito por

Fr. Tomás de Celano, OFM (1567-1622), biógrafo de São Francisco e de Santa Clara
Vita Prima (Primeira Vida de São Francisco), parágrafos 84 a 86 (extraído do site Evangelho Quotidiano; apud sitePer Ipsum)

São Francisco no primeiro presépio

Quinze dias antes do Natal, Francisco disse [...]: «Quero evocar a memória do Menino que nasceu em Belém e de todos os sofrimentos que padeceu desde a Sua infância. Quero vê-Lo, com os meus olhos carnais, tal como Ele estava, deitado numa manjedoura, dormindo sobre o feno, entre uma vaca e um burro». [...]

Chegou o dia da alegria. [...] Convocaram-se os irmãos de vários conventos dos arredores. Segundo as possibilidades de cada um, com a alma em festa, o povo dos campos, homens e mulheres, prepararam tochas e círios para iluminar essa noite em que se elevou a estrela cintilante que ilumina todos os séculos. Ao chegar, o santo viu que tudo estava pronto e alegrou-se muito. Tinham trazido uma manjedoura e feno; também tinham trazido uma vaca e um burro. Ali valorizava-se a simplicidade, era o triunfo da pobreza, a melhor lição de humildade: Greccio tinha-se tornado uma nova Belém. A noite fez-se luminosa como o dia e deliciosa quer para os animais, quer para os homens. Multidões acorreram e a renovação do mistério reavivou a alegria. Os bosques ressoavam com os cânticos; as montanhas repercutiam ecos. Os irmãos cantavam os louvores do Senhor e toda a noite foi repleta de alegria. O santo passou o serão de pé diante do presépio, pleno de compaixão e cheio de uma alegria inexprimível. Por fim, celebraram a missa com a manjedoura a fazer de altar e o sacerdote sentiu um fervor nunca antes experimentado.

Francisco revestiu-se da dalmática, pois era diácono, e cantou o Evangelho com voz sonora. [...] Depois pregou ao povo e encontrou palavras doces como o mel para falar do nascimento do pobre Rei e da pequena aldeia de Belém.

Fonte: Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião, Campo Grande

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais