Montfort Associação Cultural

27 de abril de 2006

Download PDF

Michelangelo

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Luiza
  • Idade: 22
  • Localizaçao: Caruaru – PE – Brasil
  • Escolaridade: Superior incompleto
  • Profissão: Estudante
  • Religião: Católica

Prezado Prof. Orlando, Salve Maria!

Parabéns por tudo que vens realizando, Deus os abençoe sempre.

Gostaria que me tirassem uma dúvida, se Michelângelo era anticatólico pq se mantém obras dele no Vaticano, como Pietá? e as pinturas por ele feitas num lugar sagrado? Qual a sua opinião em relação à essa obra e também a escultura de Davi feita pelo mesmo?
Como grande conhecedor de História, gostaria que o senhor fizesse uma listinha de gênios da literatura, escultura, música e pintura e suas respectivas atitudes heréticas, o que se deve apreciar nas obras de tais pessoas? – imortalizadas pelos livros de História- me mostre como devo enchergar isso, tais obras não são dignas de admiração?
O que é digno de admiração, digo feito por humanos na arte?

Um grande abraço, de sua admiradora

Muito prezado  Luiza,
Salve Maria.
 
    Michelangelo, assim como Leonardo e muitos outros artistas do Renascimento eram membros de uma seita gnóstica platônica.  Infelizmente, os Papas daquele tempo eram muito relaxados e permitiram que todo o paganismo da Renascença entrasse no Vaticano.
    As obras de Michelangelo são de muito valor quanto à técnica artística. Ele foi o maior escultor da História. Entretanto isso não faz dele um artista católico. 
    O Davi é brutalmente imoral, e houve lutas de rua durante três dias para que a escultura não fosse colocada junto ao Palácio da Signoria de Florença, pois o povo não se conformava com a sua imoralidade.
    A Pietà é belíssima. Ela é tida como a escultura mais perfeita que já se fez. Entretanto, ela não causa nehuma piedade. Não se tem pena da Mãe que recebe em regaço o filho morto crucificado. Da Pietá não se tem pena mas só admiração. O que de certo modo é um fracasso. Ela é de um naturalismo completo, e não é obra perfeita do ponto de vista católico
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais