Montfort Associação Cultural

17 de janeiro de 2005

Download PDF

Maldade do ser

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: anonimo
  • Localizaçao: – Brasil

Gostaria de ler algo a respeito da maldade do ser. Sua origem e suas causas.

Prezado anonimo, salve Maria,

Todo ser é criado por Deus, e por isso, enquanto ser, é bom. Deus nada criou que fosse mau. Por essa razão, no Gênesis está dito que a cada criatura que Deus criava, Deus via que ela era boa. E, ao final da criação, ao contemplar toda a sua obra, Deus diz que tudo era “muito bom”, porque além de todas as coisas serem boas, elas estavam em ordem.

Foram os hereges maniqueus que pensaram que havia coisas más, enquanto coisas. Ora, o mal não existe enquanto ser. O mal é uma falta de algo que deveria existir. Por exemplo, se eu tivesse nascido sem olhos, isto seria um mal, porque todo homem deve ter olhos. Assim também, um buraco numa estrada é um mal, porque falta asfalto onde ele devia existir. Ninguém pode comprar um quilo de buraco, pois o buraco, enquanto ser, não existe. Você poderia me perguntar: “e, por exemplo, o veneno de uma cobra ? ” Também ele é feito por Deus e é, enquanto ser, bom. Tanto que ele pode ser usado para fazer vacinas. Mal é a falta de ordem. Na serpente, o veneno é bom e fruto do bom funcionamento de seu organismo. Em nossas veias, ele é mau, pela falta de ordem. Ter orelhas é bom, mas ter uma orelha na testa seria um mal, pela falta de ordem.

Mal então é ou a falta de algo que devia existir, ou a falta de ordem. Existe então o mal moral, que é uma falta de ordem nas ações. Há pois males morais, pecados que são ações. Por isso há verbos maus: roubar, matar, caluniar, corromper, etc. Mas não há substantivos maus. Você me perguntará sobre o demônio. Respondo-lhe que o diabo, emnquanto ser, foi feito por Deus, e foi feito com uma natureza boa. Mas, livremente o demônio usou mal de suas qualidades boas, tornando-se um anjo perverso.

Desejando mais elucidações, escreva-nos.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Dispensa de assistir a Missa Nova – II - Orlando Fedeli

Oração e Vida Espiritual: Quinta Feira da Quarta Semana da Quaresma

Cartas: "Séculos dos séculos" - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais