Montfort Associação Cultural

11 de janeiro de 2013

Download PDF

Liturgia da Festa da Sagrada Família

http://tulacampos.blogspot.com.br/2012/12/sagrada-familia-holy-family.html
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
(no 1º Domingo Após a Epifania)

Esta Festa prevalece sobre a Solenidade do Batismo do Senhor, em 13 de janeiro.

2ª Classe – Paramentos Brancos
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Colossenses 3, 12-17.
Irmãos: Vós, como escolhidos de Deus, santos e prediletos, revesti-vos de entranhas de misericórdia, de benignidade, de humildade, de modéstia, de paciência; sofrendo-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se algum tem razão de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou a vós, assim também vós deveis perdoar aos outros. Mas, sobre tudo isto, tende caridade, que é o vínculo da perfeição; e que triunfe em vossos corações a paz de Cristo, a qual também fostes chamados para formar um só corpo; e sede agradecidos. Que a palavra de Cristo habite em vós abundantemente, de tal modo que vos instruais e admoesteis uns aos outros, em toda a sabedoria, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando, sob a ação da graça, em vossos corações, louvores a Deus. Tudo o que fizerdes, em palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por Ele graças a Deus Pai.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 42-52.
Quando Jesus chegou aos doze anos, foi, com seus pais, a Jerusalém, segundo o costume do dia da Festa (de Páscoa); acabados os dias (que ela durava), quando voltaram, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais dessem por isso. Julgando que Ele fosse na comitiva, andaram um dia de caminho, procurando-O, depois, entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém em busca dEle. E aconteceu que, três dias depois, O encontraram no Templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os; e todos os que O ouviam estavam maravilhados com a sua sabedoria e com as suas respostas. E, quando O viram, admiraram-se. E sua Mãe disse-Lhe: Filho, por que procedeste assim conosco? Eis que teu pai e eu Te procurávamos cheios de aflição. E Ele disse-lhes: Por que é que me buscáveis? Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de meu Pai? Eles, contudo, não entenderam o que lhes disse. Voltou, então, com eles, e foi para Nazaré, e vivia sujeito a eles. Sua Mãe, porém, conservava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em idade e graça diante de Deus e diante dos homens.

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Beda, o Venerável (aprox. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de São Lucas.
A fidelidade na obediência
Nosso Senhor vinha todos os anos com seus pais celebrar a Festa da Páscoa no Templo de Jerusalém, e Ele nos dá, então, um exemplo de Sua profunda humildade como homem, porque é um dos primeiros deveres do homem o de ser fiel oferecendo sacrifícios a Deus, e de torná-lO favorável a si por meio de suas orações. O Senhor feito homem realizou entre os homens o que Deus ordenou aos homens por seus anjos: “Segundo o costume desta festa”, disse o Evangelista; sejamos então nós mesmos fiéis em seguir os passos do Deus feito homem, se nós almejamos a felicidade de contemplar, um dia, a glória de Sua divindade.
Fonte: Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande

Publicações relacionadas

Oração e Vida Espiritual: Livretos para a Semana Santa no Rito Tridentino

Oração e Vida Espiritual: Décimo Sétimo Domingo depois de Pentecostes

Oração e Vida Espiritual: LITURGIA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais