Montfort Associação Cultural

28 de janeiro de 2005

Download PDF

Jansenismo

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Talita
  • Localizaçao: Brasília – DF – Brasil
  • Escolaridade: 2.o grau concluído
  • Religião: Católica

Paz e Bem Sr. Orlando!!..

Bem mais uma vez venho super feliz visitar seu site onde posso esclarecer muitas dúvidas, não só minhas mas de outras pessoas. Muito obrigada.

A minha pergunta é a respeito de “jansenismo”o que vem a ser isso?. Li um artigo no seu site onde nada conseguir entender com muita clareza. Gostaria então que o Sr. se puder, me responda pois odeio ficar encucada. Desde já agradeço tua total atenção em me responder.

Obrigada

E que o Nosso Senhor lhe acompanhe nesta missão…

Amém.

Muito prezada Talita, salve Maria.

O Jansenismo foi uma heresia que surgiu na França e Bélgica, no século XVII e se desenvolveu no século XVIII.

Ela tem esse nome porque a seita seguia as idéias do Bispo de Yprès, Jansênio. O Jansenismo era uma versão disfarçada da heresia do calvinismo, uma das seitas do protestantismo. Para o Jansenismo, os homens já nasciam predestinados ao céu ou ao inferno, nada podendo mudar esse destino. Deus então era cruel e injusto, pois que já criava alguns para irem ao inferno. Para o jansenismo, no fundo, o homem não teria livre arbítrio, não teria liberdade: estava destinado a fazer o que lhe acontecia na vida.

Os jansenistas, como os protestantes, detestavam a devoção a Nossa Senhora, e eram contra a comunhão freqüente. Também eram contra a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Como os protestantes também eles eram contra o Papa.

Havendo tempo, farei um trabalho mais pormenorizado sobre o jansenismo. Por hoje, creio que essas poucas indicações lhe ajudarão.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Mensagem de apoio

Artigos Montfort: Resposta a Padre Fábio de Melo e Padre Joãozinho por seu ataque à Montfort na TV Canção Nova - Ronaldo Mota

Cartas: Paulinismo - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais