Isaías 65 e os últimos capítulos do Apocalipse
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Guilherme Zem
- Localizaçao: Joinvile – SC – Brasil
- Escolaridade: Superior concluído
- Profissão: Agropecuário
- Religião: Católica
1- O céu é realmente aqui na terra como diz João no Apocalipse ou é em regiões celestiais como é tão declarado nas epístolas paulinas e em todo o resto da bíblia? Se é em regiões celestiais, devemos “passar por cima” dessa revelação do Apocalipse?
2- A que se refere, e a que tempo, essa profecia presente em Isaías 65?
Creio que dificilmente haverá como tomar respostas satisfatórias sem que constate-se alguma contradição ali presete, entretanto sabemos que a Bíblia é inbfalível e não pode existir duas verdades, existe uma única verdade e esta depende da interpretação correta. A minha própria conclusão pode até ser tomada como uma heresia, mas enquanto ninguém me provar o contrário terei (infelizmente) que sustentá-la, torcendo para que você ou algum outro um dia consiga provar que eu estou errado (afinal não quero ser considerado um herege…)
A própria passasgem de Isaías 65 fala de uma Nova Criação, que eu a toma literalmente. Ou seja, essa criação iria passar a eternidade nos céus, nas regiões celestiais, e literalmente uma nova criação seria feita, porém sem a influencia do maligno, que ja estaria lançado no lago de fogo e nao mais poderia fazer o mal (lembre-se de que em Isaías 65 fala de um quadro sem a influência maligna, porém em momento nenhum diz que todas as pessoas seriam perfeitas). Essa teoria criada por mim e que voce pode considerar uma heresia é a única que escapa de quaisquer contradição, pois nós realmente estaríamos no céu, mas aquela passagem do Apocalipse não diz, claramente, que nós passaríamos a eternidade aqui, podendo referir-se a essa Nova Criação, e seria muito improvável que Deus fizesse Nova Terra pra ninguem morar nela. Tomara q vc refute a minha teoria, mas obrigado assim mesmo.
O Apocalipase é de muito difícil interpretação e até muitos santos e muitos doutores erraram ao tentar interpretá-lo. Por exemplo, São Vicente Ferrer, que foi o santo que mais ressuscitou mortos, errou ao pensar que ele mesmo era o anjo do Apocalipse e que o Anticristo estava bem próximo dos tempos em que ele viveu no fim da Idade Média.
Também as profecias messiânicas de Isaías estão nessa mesma dificuldade, assim como as palavras de Cristo sobre o fim do mundo.
Jesus falou do fim do mundo misturando a profecia da tomada de Jerusalém por Vespasiano e Tito no ano 70 e o fim do mundo, porque a queda e destruição de Jerusalém (fim de um mundo: o judaico), era uma imagem do fim do mundo.
Ademais, na profecia de Isaías misturam-se símbolos morais, símbolos sobre o futuro da Igreja e símbolos da eternidade. Nada disso você leva em conta, e é natural que não leve pois que nunca estudou exegese.
Você vê por aí o perigo de dar a Sagrada Escritura na mão de qualquer pessoa. Por isso foi que Jesus deu as chaves do reino somente a Pedro e não a mim e nem a você.
É Igreja que pode dar a verdadeira interpretação dessas passagens no que elas têm de entendível porque do futuro completo nem a Igreja pretende ter conhecimento pleno. Ela só nos previne contra erros claros e condenados.
Nessas questões que você coloca, a Igreja, fundando-se nas palavras de Jesus que declarou “Meu reino não é deste mundo”, sempre condenou o milanarismo, isto é a idéia falsa de que Jesus viria reinar na terra.
Quando Isaías fala de que no reino messiânico o lobo e o cordeiro viverão lado a lado, isso é claramente um símbolo de que, pelo efeito da graça obtida e concedida por Cristo, os homens violentos e os homens dóceis, seguindo os mandamentos e dóceis à graça de Deus poderão cohabitar e dar-se bem pela virtude sobrenatural que possuirão. Nada mais.
E um conselho ainda mais fundamental que me atrevo a lhe dar é que mais importante do que saber o futuro é fazer hoje, agora, o que devemos fazer. Por isso, na Ave Maria se pede a Nossa Senhora que rogue por nós pecadores AGORA. Porque é Agora que devemos servir a Deus, dando lhe glória agora.
Caminhar em nossa vida exige que não olhemos demasiadamente longe, mas que estajamos atentos ao perigo posto agora diante de nossos pés.
Espero tê-lo ajudado, pois lhe falei no Coração de Jesus.
- Seção: Cartas
- Assunto: Doutrina Católica
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