Montfort Associação Cultural

10 de fevereiro de 2005

Download PDF

"Irmãos" de Jesus

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: H
  • Localizaçao: – Brasil

Olá Professor Orlando,
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus esteja contigo e com toda tua família!
Resolví escrever para esclarecer uma dúvida relacionada a uma pergunta que um conhecido meu (protestante) me fez e que não soube responder adequadamente.
Corresponde ao seguinte: veio este meu amigo, na tentativa de por em dúvida a virgindade de Maria, citando aquelas passagens clássicas dos evangelhos que comentam sobre os “irmãos”
de Jesus. Respondí prontamente aquilo que sempre ouví dos padres que conheço, que no idioma da época não havia a palavra “primo” e portanto os “irmãos” de Jesus citados são na verdade seus primos. Ouvindo isso ele me refutou dizendo: ” se isso é verdade então como os evangelhos comentam a visita de Maria à sua prima Isabel. Se esta palavra realmente não existia, deveria então ser a visita de Maria à sua irmã Isabel”.
Respondí que provavelmente a palavra “prima” existia no idioma da época, mas não o correspondente masculino, permitindo a distinção entre “irmã” e “prima”.
Respondí corretamente?
Cheguei a comentar que uma outra evidência de que Jesus não tinha irmãos era que Ele já na cruz, antes de sua morte, entregou sua mãe à João, e não à um suposto irmão mais novo, como de costume na época. Gostaria ainda de saber se existem nos evangelhos outras evidências da virgindade de Nossa Senhora? Agradecendo desde já,
H.

Muito prezado H., Salve Maria.

Fiquei muito contente em receber sua mensagem.

Sua resposta ao protestante está certa em quase tudo. Só não está precisa na questão da palavra prima. De fato, entre os judeus não se usava essa palavra. Todos os parentes eram chamados de irmãos. Você tem a prova disso no Gênesis XIII, 8 ; onde Abraão chama Lot de irmão. Ora, no mesmo Gênesis XII,5 está dito que Lot era filho do irmão de Abraão, portanto era seu sobrinho.

Quem errou foi o protestante ao dizer que no Evangelho de São Lucas, Isabel é chamada de PRIMA de Nossa Senhora, quando o texto do Evangelho não usa essa palavra. Mas apenas chama Isabel de PARENTE (em latim, na Vulgata, COGNATA) e não PRIMA. Foi uma tradição popular que identificou o parentesco de Isabel como Prima de Nossa Senhora.

No mais, sua resposta foi muito boa.

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Presbiterianismo, Calvino e outros hereges - Orlando Fedeli

Cartas: Presbiterianismo - Orlando Fedeli

Cartas: Gnose e Lutero - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais