Montfort Associação Cultural

26 de janeiro de 2005

Download PDF

Imagem e Semelhança

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Kleber
  • Idade: 23
  • Localizaçao: Campinas – SP – Brasil
  • Escolaridade: Pós-graduação em andamento
  • Religião: Católica

Olá Professor, envio essa duvida pela minha falta de tempo por lhe perguntar pessoalmente…

Na bíblia qual é o signigificado da frase :” E Deus criou o homen sua imagem e semelhança”! Qual é o sentido dessa semelhança?

Outra coisa que eu queria lhe perguntar,é como posso refletir sobre a onipresença, onipotência e oniciência de Deus através da idéia de ATO e POTENCIA?

Meu caro Kleber, salve Maria.

Deus nos criou à Sua imagem, porque nos fez racionais. Nossa alma tem inteligência, vontade e sensibilidade. Estas são as potências de nossa alma e não partes dela, porque a alma sendo simples, não tem partes, e, por isso, é imortal. Assim como nós temos inteligência e vontade finitas, Deus também tem Inteligência e Vontade, mas infinitas. Por isso, por termos inteligência e vontade, temos, em nós, uma imagem de Deus. Somente os anjos e os homens são feitos à imagem de Deus.

Além disso, Deus quis dar a Adão uma semelhança com Ele, através da elevação do homem à vida sobrenatural. Isso Deus fez infundindo em Adão a graça sobrenatural, isto é, a participação na vida divina, que tornou Adão santo como Deus é santo.

Com o batismo recebemos a graça santificante, que nos torna semelhantes a Deus. Com o pecado perdemos essa graça e deixamos de ser semelhantes a Deus, embora continuemos tendo em nós a sua imagem, pois os pecadores continuam a ter inteligência e vontade.

Restaria explicar o que são os vestígios de Deus. São Boaventura é quem expõe bem essa questão.

Vestígios são marcas da ação de um agente. As marcas dos cascos de um cavalo, na areia de uma praia, não são imagens do cavalo, mas apenas vestígios dele. As pontas de cigarro num cinzeiro são vestígios do fumante e não imagens dele.

Assim, nas coisas minerais, vegetais e animais, há apenas vestígios de Deus, que são a ordem, a bondade do ser etc.

Quando nos encontrarmos explicar-lhe-ei mais pormenorizadamente tudo isso. Por hoje, o tempo me obriga a passar a responder ainda outra carta. E são muitas, muitas todos os dias, graças a Deus.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Caridade e Fé - Orlando Fedeli

Cartas: Sobre o uso do véu pelas mulheres - Orlando Fedeli

Artigos Montfort: Sobre a caridade, a que alguns tanto apelam e cuja carência me recriminam

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais