Igreja perdendo fiéis
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Fernando F. Barbosa
- Localizaçao: Curitiba – PR – Brasil
- Escolaridade: Superior concluído
- Religião: Católica
Que a Paz e a Alegria de Jesus e de Maria estejam contigo!
Antes de entrar no assunto da carta, gostaria de dizer que assisti o seu curso sobre a idade média e gostei muito, o senhor é uma figura muito simpática, além de demonstrar muito conhecimento, parabéns.
O que me motiva a escrever e uma carta de Arthur Henrique de Lima Ferreira, que demonstra preocupação com a crescente das seitas protestantes. Na sua resposta, aliás como de costume, o senhor põe a culpa no concilio Vaticano II. O senhor já se perguntou o real motivo da evasão de católicos para os neopentecostais? Não seria a sede de um Jesus vivo e presente? Eu sei bem o que o senhor vai dizer, só nós católicos temos a Eucarisrtia, Cristo vivo no nosso meio, concordo plenamente, mas os católicos que comungam percebem Jesus na Hóstia Santa? Não seia necessário para a grande maioria dos católicos aprenderem o catecismo da igreja, não se deveria levar as pessoa a conhecerem a Jesus pela sua palavra, ou numa linguagem RCC levar a pessoa a um encontro pessoal com Jesus? É disso que as pessoas precisam, não de um retrocesso ao ponto de se ter a missa em latim, muito embora concorde com o senhor quando fala de abusos, acho a missa nova exelente. Nem ia falar de missa nova ou de sempre, mas como um parentesis, qual é o problema com a missa nova?, não temos as leituras, oração Eucaristica, a consagração, enfim tudo? É completa, nunca deveria ser objeto de discussões ou questionamentos, quanto mais seu uma bandeira para uma vida toda como é o seu caso.
Voltando ao assunto, não tenho dúvidas que se as igreja ainda vivesse nos dias anteriores ao Vaticano II a derrocada seria maior, bem maior. Sou um exemplo e conheço algumas dezenas de pessoas que voltaram a igreja pela RCC, muitas nem continuaram no movimento, mas estão firmes na fé católica. Que seria dos nossos jovens sem a RCC ou outros tantos movimentos originados a partir do concilio Vaticano II? Quem na igreja atrai mais pessoas para o catolicismo senão a RCC? O movimento pela missa de sempre tem atraido pessoas em grande numero como a RCC? As celebrações segundo o missal de S. Pio XII lotam as igrejas como nas missas do Pe. Marcelo Rossi? E por favor professor, não dá pra alegar que nessa altura do campeonato não se precisa de quantidade, mas de qualidade. Qualifiquemos, pois, o grande numero de pessoas que são atraidas, dando-lhes o alimento sólido dos ensinamentos e da doutrina católica. Por favor me responda essas questões, se puder, é claro.
Pra concluir acho que não há mal nenhum no senhor ser um homem conservador, que goste da missa de sempre, muitos gostam e há muito espaço dentro da igreja para que enriqueçam com a sua espiritualidade o todo da igreja, apenas acho errado seu combate sistemático a tudo o que não lhe agrada na igreja, abusos e erros devem ser combatidos, mas nunca ao bel prazer de posições pessoais.
Cordialmente,
Fernando.
Publicações relacionadas
Cartas: Defendendo Dom Rifan, leitor crítica "O Pastor que vai e vem" - Alberto Zucchi
Cartas: Joeirando a Montfort - Orlando Fedeli
Cartas: Igreja santa e pecadora, e outros absurdos - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS