Ignorância religiosa
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: João Noronha
- Localizaçao: Lisboa – Portugal
- Escolaridade: Superior concluído
- Profissão: Advogado
- Religião: Católica
meus senhores:
eusou um portugues catolico,que embora discorde com a abordagem que fazem do catolicismo admiro a fe coerencia e erudição dos vossos membros.
vou expor alguns motivos de discordancia:
1—-no que toca ao rcce neucatecumunato tem erros doutrinarios e prticos graves mas são tentativas de aproximar as pessoas da igreja ,deus pode escrever direito por linhas tortas nao?
2—o comunismo e socialimo foram nefastos para a humanidade ,mas o marxismo com todos os seus defeitos(mais valia ,luta de classes e outros ),mas propaga a igualdade de opurtunidades,vejam naoe igualdade formal ,isso nao concordo mas proporcionalmente devemos ter todos as mesmas opurtunidades.
mais uma vez foi uma tentativa erronea de melhorar o mundo(eu não sou marxista ,mas facto são factos)nao?
3—–qt a missa em latim por favor ,se bem que os exageros de hoje não estão certos ,em latim so uma elite cultural e que compreenderia nao?
4—-nos devemo seguir a posição da igreja e obedecer ,mas podemos ter a nossa opinião ,obediencia não e submissao passiva
5—sr professor orlando fideli (que eu adoro ler os artigos concordando ou não),oproblema da nossa santa igreja não e as cruzadas ou a inquisiçãopois isso foi o clero que como homens enocontexto social da epoca cometeram erros,o erro esta em condicionar os comportamentos das pessoasapelado ao castigo do inferno(que existe sem duvida).
omedo e arma do demonio nao acha?
6ao nivel social estamos numa sociedade liberal economico-socialmente e de costumes ,entrando na decadencia civilizacional com crimes familias desunidas,sexo aberrante,etc(muitos)
isso emparte dve-se auma bertura excessiva do vaticano2,mas essa abertura não tera respondido a uma repressão mental de seculos
o pai exigente faz o filho desobidiente nao?
7–qt a liberdade de imprensa concordo,que tem de ser regulamentada,ate certo ponto restricta ,mas deve existir,nos so poderemos defender o ponto de vista da santa igreja qd confrontados nao?
8—eu ssou muito pecador(semm exagero),e reconheço que se calhar não devia qquestionar pessoas com um trablho de fe mais profundo,que o meu,mas desculpem qq heresia minha
9———-sr orlando por ultimo acredito que o evulucionismo esteja errado,mas se fosse certo não invalidaria nada poid deus e todo poderoso e cria-nos com quer
um abraço portugues sr orlndo fideli e cooperantes e espero resposta adequado sem ofensas e de uma forma minimamente aprofundada
apaz de cristo e maria esteja convosco:
joao noronha
Salve Maria.
E lembre-se que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. O latim da Missa instruia o povo, mesmo ignorante, e o exemplo de respeito da liturgia antiga arrastava o povo para Deus. Agora que a Missa é em português, por acaso o povo sabe muito sobre a Missa e sobre Cristo?
E Nossa Senhora, em Fátima, começou a converter as três crianças a quem aparecia, mostrando-lhes “O INFERNO PARA ONDE VÃO OS PECADORES”. Teria errado Nossa Senhora usando essa pedagogia?
O Concílio Vaticano II, ecumenicamente, abriu a Igreja para todos os erros. E, como conseqüência, a Verdade está sendo expulsa das paróquias e da vida católica. A mentira e o erro não têm direito a serem ensinadas. Não há liberdade para a mentira, já ensinava Santo Agostinho.
O evolucionismo é uma mentira. E, assim como um programa avançado de computador não roda num PC primitivo, a alma humana não poderia atuar num cérebro e nervos de macaquinho.
Deus pode tudo. Menos o absurdo e o pecado. Deus não pode fazer um triângulo de quatro lados nem de um macaco fazer um homem. Mas, infelizmente, o homem pode fazer de sua alma feita à imagem de Deus, uma imagem de macaco. Veja isso na televisão.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
Publicações relacionadas
Cartas: Padre e Pai - Orlando Fedeli
Cartas: Fecundação in vitro - Lucia Zucchi
Cartas: Infeliz posicionamento de Dom Morelli - Orlando Fedeli
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS