Montfort Associação Cultural

18 de agosto de 2015

Download PDF

Falecimento de Mons. Rogelio Livieres, ex-Bispo de Ciudad del Este

Com pesar noticiamos o falecimento, no último dia 14, de S.E.R. Mons. Rogelio Ricardo Livieres Plano, que estava gravemente enfermo há dois meses.

 

Nomeado como Bispo de Ciudad del Este pelo Papa São João Paulo II em 12 de julho de 2004, tomou posse do cargo em 3 de outubro do mesmo ano.

Seu lema episcopal era “Santifica-nos pela verdade” (Jo XVII, 17).

São conhecidos os inúmeros frutos de seu trabalho apostólico para o bem espiritual, humano, social e material da Igreja de Ciudad del Este, que o teve por dez anos como Pastor maior: a criação de três seminários, o ingresso de 200 seminaristas, a ordenação de setenta sacerdotes, a criação de dezessete paróquias, enorme trabalho caritativo, entre muitos outros feitos.

Mons. Rogelio foi destituído do cargo de Bispo de Ciudad del Este em 25 de setembro de 2014 durante uma grande controvérsia que foi acompanhada por todo mundo católico tradicional. Noticiamos em nosso site o fato: Destituição. Carta de Dom Rogelio Livieres, Bispo de Ciudad del Este ao Cardeal Ouellet, da Congregação dos Bispos.

Padre Jorge Miguel Martinez, da Diocese de Ciudad del Este, explicou em uma entrevista concedida ao site Montfort como estava a situação da Diocese no momento da destituição, entrevista da qual reproduzimos um excerto:

“A questão é todo esse movimento contrário ao Bispo, e não somente a insistência do Bispo na doutrina católica: a insistência do Bispo para que o clero cuidasse da liturgia, cuidasse da doutrina, obedecesse ao Papa; que amasse a Igreja não como uma instituição, mas principalmente como esposa de Cristo – não que ela não seja uma instituição; que os padres tenham a consciência de buscar não o reino deste mundo, mas sim o Reino de Deus. Com base nisto todas as incompreensões, como, por exemplo, a abertura do seminário, a insistência do Bispo em combater a Teologia da Libertação na Igreja do Paraguai, e também o número de vocações. Questionou-se muito a legitimidade das vocações, no seminário, muitíssimo, como se não fizéssemos nós o melhor esforço para verificar que estas vocações sejam realmente corretas e que estes meninos encontrem verdadeiramente seu local na Igreja, e se Deus realmente os chamava para o sacerdócio que eles chegassem à ordenação…”

Fonte: Situação na Diocese de Ciudad del Este e a visita canônica: entrevista com Padre Jorge Miguel Martinez

Publicamos também aqui no site uma das entrevistas de Mons. Rogelio, que ilustra bem a motivação pastoral deste grande Bispo: Falar do inferno é um ato de caridade.

Mons. Rogelio era, para quem o conheceu de perto, um Bispo valente em tempos difíceis. Requiescat in pace.

 

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais