Montfort Associação Cultural

26 de outubro de 2012

Download PDF

EUA tem quase quinhentas Missas “Motu Proprio” aos domingos

Artigo publicado no  National Catholic Register

Divulgado por Paix Liturgique

Resumo e  comentário Lucia Zucchi

 

A situação das Missas celebradas segundo o Motu Proprio Summorum Pontificum nos Estados Unidos é objeto de um artigo publicado no National Catholic Register e divulgado em francês pela Paix Liturgique. Os Estados Unidos tem a quarta população católica do mundo, depois de Brasil, México e Filipinas. Sua oferta de missas segundo o Motu Proprio Summorum Pontificum, no entanto, certamente supera aquela de outros grandes países católicos, aproximando-se de quinhentas missas dominicais.

Mary Kraychy

Mary Kraychy fundou 1988, com outros leigos católicos americanos, a Aliança Pro Ecclesia Dei. Ela aponta que, por ocasião do Motu Proprio Summorum Pontificum de 2007, havia já nas paróquias dos Estados Unidos 235 missas dominicais segundo o rito tradicional, fruto de vinte anos de penosos esforços sob o regime do Motu Proprio Ecclesia Dei Aflicta. De 2007 até hoje, porém, esse número mais que dobrou, chegando a 475 missas dominicais.

Acrescentando-se a isso as missas celebradas em dias da semana, o número se tornaria ainda mais expressivo, segundo Mary Kraychy, mas a quantidade exata delas não é conhecida. Isso porque muitos padres que se interessam pelo Missal de 1962 começam a celebrar privadamente ou para pequenos grupos durante a semana. Somem-se a esses o grupo de padres pertencentes aos institutos especializados, como a Fraternidade São Pedro e o Instituto Cristo Rei, que celebram constantemente desta forma.

Os Cônegos Regulares de São João Câncio organizam simpósios para o estudo da história, espiritualidade e rubricas da missa tradicional, tanto para padres quanto para leigos. O número de sacerdotes participantes desses encontros chegou a 1000 na edição que está ocorrendo em Chicago de 23 a 26 de outubro, dos quais 80% diocesanos e 20% pertencentes a ordens religiosas.

Cônegos de São João Câncio. Simpósio de 2008 para leigos

Conegos de São João Cancio. Formação de sacerdotes para o rito tridentino

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais