É lícito rebelar-se contra um governo que viole a lei natural?
Autor: Orlando Fedeli
- Consulente: Marco
- Localizaçao: Praia Grande – SP – Brasil
- Escolaridade: Superior em andamento
- Religião: Católica
Olá caros irmãos da Associação.
Gostaria primeiro de parabenizar o site por seu conteúdo riquíssimo em informações e doutrina para os católicos de hoje em dia, que se vêm cada vez mais perdidos em meio a padres progressistas e ataques protestantes, sem ter onde buscar a riqueza da Santa Igreja com sua doutrina, livros e etc.
Minha dúvida é a seguinte: Nos últimos 100 anos, milhares de pessoas (católicos) foram mortos nas mãos dos regimes comunistas que infelizmente assolaram nosso planeta. Sabe-se também que essas mortes se deram principalmente pelo fato dos governos comunistas haverem desarmado a população para que a resistência fosse algo praticamente inutil, como vos mesmos ja citaram em diversos documentos.
No entanto, tambem sei que todo o poder dos governantes vem de Deus, e mesmo Jesus disse isso a Pilatos, e cumpriu sua sentença embora injusta. Então exponho a minha dúvida:
Em um caso hipotético de uma ditadura comunista (ex. URSS) em que a população ainda tivesse em posse suas armas, estas serviriam de algo? O povo teria o direito de resistir às autoridades que viriam para dizima-los pelo fato de pertencerem à Santa Igreja?
Essa é minha grande dúvida, quando a resistência à morte deve ser correta, e se ela é licita no caso destes governos tirânicos (para não dizer satânicos) embora seja contra a autoridade.
Agradeço a resposta, e continuem firmes na luta pois este site que é o único que me deu esperanças de seguir na minha Fé.
Obrigado novamente, a Paz de Deus.
salve Maria!
1 - O governo deve ter feito leis contra a lei natural, portanto contra Deus;2 – A rebelião deve ser declarada por alguém que possua uma certa autoridade (ex. um General, um Bispo);3 - A rebelião deve ter alguma possibilidade de êxito, caso contrário só serviria para fortalecer o governo tirânico e injusto;4 – Os males trazidos pela rebelião devem ser menores do que os provocados pela continuidade do governo injusto.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
- Seção: Cartas
- Assunto: Política e Sociedade
Publicações relacionadas
Cartas: Genocídio Indígena e a conivência da Funai - Marcelo Fedeli
Notícias e Atualidades: Sacerdotes Paraguaios Denunciam a Infidelidade, Irresponsabilidade e Oportunismo Político de Lugo
Notícias e Atualidades: Stylyng 4 – Terminou tragicamente o primeiro diálogo “Interreligioso” da História
Para comentar esta publicação
O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.
Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.
TAGS