Montfort Associação Cultural

3 de janeiro de 2015

Download PDF

Dúvidas sobre o Gênesis.

Autor: Fábio Vanini

  • Consulente: Anônimo
Prezados amigos da Montfort, Salve Maria.

Gostaria que explicassem um pouco sobre as seguintes questões relacionadas ao Gênesis.

Gn 1, 1-2
1. No princípio, Deus criou os céus e a terra.
2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

Com isso concluímos que Deus é o criador de tudo, e após criar a terra Ele foi ordenando a criação conforme desejava.

Gn 1, 26-27
26. Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.”
27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

E ainda:
Gn 2, 15
15. O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.

Poderíamos dizer que o homem e a mulher criados por Deus não era apenas um homem e uma mulher, mas sim a espécie humana?
Posteriormente o Senhor teria escolhido, entre a espécie humana, um Homem que reinasse sobre toda a criação, inclusive sobre os outros humanos?

Digo isso pois nas seguintes passagens temos:

Gn 4, 13-17
13. Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar.
14. Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, matar-me-á.”
15. E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes.” O Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.
16. Caim retirou-se da presença do Senhor, e foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden.
17. Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Henoc. E construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Henoc.

De onde vem essa mulher que Caim conheceu?
Não seria ela “uma não escolhida” pelo Senhor Deus, fora do Édem ?
E qual seria o sinal que o Senhor pôs em Caim?

Desculpe a minha teologia barata e a minha ignorância, só quero me aprofundar em meus estudos e, esclarecer algumas questões contando com a ajuda dos senhores.

Por amor a Jesus, sempre.
Vinicius Reis.

Prezado Vinicius, salve Maria!

Algumas de suas dúvidas já estão respondidas em outras cartas publicadas no site Montfort. Por isso, elencarei as respostas de acordo com cada consulta, de modo a fazer algo mais objetivo e sucinto. Se não lhe for suficiente, peço-lhe encaminhar as novas duvidas de modo mais especifico.

1)Sim, Deus é “Criador do céu e da terra”, como rezamos no Credo. Contudo, toda a criação já foi um ato completamente vinculado à ordenação, não sendo isso um ato posterior à criação. A terra, num primeiro momento, era “informe e vazia” por ser ainda apenas a matéria-prima para toda a criação que esta por vir nos próximos eventos. Criar um ser vivo, por exemplo, não é apenas um ato de organização da matéria, mas há criação de sua forma, que existe realmente, além da matéria.

2)Não. Adão e Eva foram realmente os dois primeiros indivíduos da espécie humana. Dizer que são símbolos da espécie humana pode conduzir a diversas heresias e, de si, é uma interpretação própria dos modernistas.

3)A esposa de Caim era uma de suas irmãs. Repare como o relato do Gênesis não fala em nenhum momento que Adão e Eva tiveram somente dois filhos. Afirmar que sua esposa seria uma mulher que vivia fora do paraíso, não escolhida, geraria uma ideia de que haveria linhagem humana desprezada por Deus desde a criação do homem, o que conduz ao pecado de racismo. Há muitas teorias que afirmam isso, ou variações disso, inclusive algumas que deram bases à ideologia nazista.

4)Não saberia lhe responder qual seria exatamente o sinal, mas seria indicativo para que outro não cometesse o mesmo crime pois Caim já fora punido por Deus pelo seu próprio crime.

No Coração de Maria Santíssima,

Fabio Vanini

20 de fevereiro de 2011

 

TAGS

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais