Montfort Associação Cultural

22 de novembro de 2004

Download PDF

Dúvida sobre o batismo

Autor: Orlando Fedeli

  • Consulente: Henrique
  • Localizaçao: Curitiba – PR – Brasil
  • Religião: Católica

Duvida: Prezados Senhores do Montfort.

Tenho sempre procurado encontrar a lógica do catolicismo pois isto fortalece minha fé. Entretanto, ainda não consegui entender a fundo porque a Igreja aceita, total ou parcialmente, o batismo realizado por igreja não católica! Sinto que esta atitude é mais uma prova da grandeza e do desprendimento da Igreja de Cristo, entretanto a rigor desconheço suas razões! Gostaria de um esclarecimento pois acho este ponto importante.

Prezado Henrique, Salve Maria !

Fico contente em saber que você busca compreender a “lógica” que move todas as ações da Igreja Católica. Na realidade, não pode existir no universo nada mais sábio do que o que faz a Igreja. E isso não é de estranhar, pois a Igreja é fundada por Cristo Sabedoria de Deus encarnada.

A Igreja só aceita o Batismo que é ministrado de acordo com o que determinou Nosso Senhor Jesus Cristo, e com a finalidade que tem a Igreja ao ministrar esse sacramento. Portanto, para que o batismo seja válido, é preciso que se derrame água sobre a cabeça da pessoa que vai ser batizada, dizendo: “(Fulano), eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, com a intenção de perdoar o pecado original, graças à aplicação dos méritos infinitos de Cristo.

A Igreja Cismática Oriental faz isso, e por isso, o batismo dessa ortodoxos cismáticos é válido. Também algumas seitas protestantes ministram o batismo de modo válido. As seitas que não fazem isso, ou que negam que o batismo apague o pecado original, não batizam validamente.

Esperando te-lo ajudado, me despeço.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

TAGS

Publicações relacionadas

Cartas: Ressurreição de Cristo - Orlando Fedeli

Cartas: Respeito à Nossa Senhora - Orlando Fedeli

Cartas: Yahwé - Orlando Fedeli

Para comentar esta publicação

O site Montfort não permite a inclusão de comentarios diretamente em suas publicacões.

Para enviar comentários, sanar dúvidas, obter informações, ou entrar em debate conosco, envie-nos sua carta.

Saiba mais